Atento às inovações tecnológicas, e principalmente em como elas afetam o agronegócio, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) tem conversado ativamente com uma organização paulista para inserir um projeto de pesquisa agrícola no ambiente da tecnologia metaverso, através dessa pareceria.
No último dia 3 de agosto, foi feita uma reunião entre as partes com o objetivo de alinhas os objetivos desta ação. De acordo com a chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente, em pouco tempo esse movimento em torno da tecnologia metaverso irá permitir o desenvolvimento de soluções inovadoras voltadas para o setor produtivo.
Tecnologia metaverso auxilia o agronegócio
Através da tecnologia metaverso, as organizações serão capazes de testar e experimentar ativos em diferentes níveis de maturidade tecnológica. Deste modo, ressalta-se que este é o momento ideal para se avançar, tecnologicamente, na discussão sobre o grande potencial dessa nova realidade.
A gestora diz ainda que existe uma infinidade de aplicações para esta tecnologia, inclusive algumas que ainda são desconhecidas. Entretanto, a Embrapa reconhece, inicialmente, o grande potencial do metaverso como forma de incrementar as capacitações à distancia, por exemplo.
A Embrapa informou que testes e avaliações de novas tecnologias poderão ser experimentadas no ambiente proposto pelo metaverso, devido a proximidade do real nunca imaginada anteriormente. A parceria entre as empresas deve contribuir com a aceleração dos processos de pesquisa e desenvolvimento para o agronegócio.
De acordo com o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Meio Ambiente, a ideia é construir um metaverso vocacionado para o agronegócio. É preciso ressaltar que o conceito ainda está em processo de amadurecimento e materialização através de discussões internas.
Com isso, o setor agrícola já está sendo articulado, aos poucos, com o objetivo de utilizar a tecnologia em leilões, fazendas e simuladores de safras. Esta é uma forma da Embrapa de explorar mais um meio de potencializar o ambiente imersivo e interativo proposto pela tecnologia, agregando valor ao processo.