A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) desenvolveu uma máquina para facilitar o plantio de pastagens de espécies forrageiras, principalmente das cultivares BRS Kurumi e BRS Capiaçu, que ainda é feito de forma manual, por estacas ou mudas.
O lançamento do equipamento entitulado Topa-tudo, será realizado no estande da entidade na 22ª edição da Expoagro Afubra, que acontece entre os 19 a 22 de março em Rio Pardo, Rio Grande do Sul. A máquina estará em exibição na área de forrageiras da vitrine de tecnologias da entidade.
Máquina que acelera plantio de pastagens forrageiras
No caso do plantio das duas cultivares, BRS Kurumi e BRS Capiaçu – usadas para produção de pastagem ou silagem para gado de corte, leite ou ovinos/caprinos – é necessário duas pessoas trabalhando por cinco dias, para plantar um hectare. Com a máquina Topa-Tudo, o objetivo da Embrapa é realizar esse mesmo trabalho em apenas um dia.
Além de reduzir em cinco vezes o tempo de plantio, ela é capaz de diminuir também o número de operações de preparo do solo com a prática do plantio direto e o trabalho árduo e dar economia de custos de produção a médio e longo prazo, aumentando a área plantada em até oito vezes em comparação ao plantio convencional manual.
O equipamento foi desenvolvido pela Embrapa em parceria com o produtor Joaquim Kurz Filho para atender à demanda de produtores de gado de leite e de corte que buscam expandir áreas de capim plantados por mudas.
Utilização em outras culturas
A máquina é versátil, seu espaçamento pode ser ajustado e pode ser acoplada em tratores de média potência em torno de 65 cv (cavalos de potência) para produção de alimentação animal ou ainda no plantio de espécies arbóreas, de cana-de-açúcar e de mandioca, por exemplo, bem como de outros capins.
Cultivo de forrageiras com mudas
A Embrapa já lançou diversas cultivares de pastagens utilizando o capim-elefante como material genético principal, para aumentar o rendimento por hectare e os nutrientes para a alimentação animal. Entretanto, as variedades só podem se reproduzir através de mudas, o que aumenta o custo de semeadura e ainda não haviam máquinas para o plantio desta forma.
“Todas essas espécies que são plantadas por mudas podem ser plantadas com a Topa-tudo”, explica Sérgio Bender, supervisor do Setor de Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia e responsável pela condução das vitrines de forrageiras da Embrapa Clima Temperado.
Como utilizar a Máquina Topa-Tudo?
Dependendo da cultivar que se for plantar, é preciso fazer a regulagem do espaçamento para a colocar as mudas. Em bandejas, as mudas são postas em suportes laterais e operador vai adicionando elas nos injetores do equipamento. Já plantadas no solo, elas serão cobertas e apertadas por dois rolos do equipamento, que é considerado de fácil operação e manutenção.
Não há informações ainda sobre a disponibilidade do maquinário para comercialização pela Embrapa ou outra empresa parceira, mas após o lançamento, a plantadeira deve chegar em breve ao acesso dos agricultores.