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Marketing rural: Por que investir em ações de marketing para o agro?

Por Gabriela Amaral
Publicado em 25/01/2022 às 12:23
Foto: Reprodução

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Já falamos aqui que o agronegócio é um dos setores essenciais para o desenvolvimento econômico do Brasil, tendo em vista a produção do setor, qualidade dos produtos e número de exportações.

Com a crescente do mercado e a importância que o agronegócio tem dentro da economia brasileira, o marketing voltado para o segmento agro tem o papel de consolidar a presença dos produtores e seus negócios dentro do mercado nacional.

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Cientistas brasileiros desenvolveram uma embalagem inteligente que muda de cor à medida que o alimento se degrada. O projeto foi conduzido por pesquisadores da Embrapa Instrumentação (SP), em colaboração com a Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ) e a Universidade de Illinois, em Chicago (EUA). A base da inovação são pigmentos naturais extraídos do repolho roxo. Embalagem inteligente A técnica utilizada, chamada de fiação por sopro em solução, permitiu a produção de mantas compostas por nanofibras com propriedades sensíveis à deterioração dos alimentos. Essa embalagem interativa reage quimicamente às substâncias emitidas pelo alimento em decomposição, alterando sua cor em tempo real. Em testes com filé de merluza, a manta apresentou excelente desempenho, mudando de roxo para azul conforme o peixe perdia a qualidade. Nos primeiros estágios, a embalagem mantinha a coloração roxa, indicando um produto ainda fresco. Após um dia, essa tonalidade começou a desbotar. Em 48 horas, surgiram tons azul-acinzentados, e, ao final de 72 horas, o azul predominante apontava para a deterioração completa do peixe, tudo isso sem a necessidade de abrir a embalagem. Segundo os especialistas da Embrapa, essas mantas de nanofibras funcionam como sensores visuais, capazes de indicar, com precisão, o frescor de peixes e frutos do mar. No entanto, os pesquisadores ressaltam que ainda é preciso ampliar os testes para outras espécies e produtos alimentícios.  Eletrofiação A técnica de fiação por sopro em solução (SBS, do inglês Solution Blow Spinning), empregada no estudo, surgiu em 2009 a partir de uma parceria entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Embrapa Instrumentação e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Diferentemente da eletrofiação, que é mais demorada, cara e limitada em termos de produção, a SBS forma nanofibras em até duas horas sem necessidade de altas voltagens. As nanofibras geradas têm dimensão inferior a um milésimo de milímetro e podem compor materiais semelhantes a tecidos. A pesquisa, supervisionada pelo cientista Luiz Henrique Capparelli Mattoso, também contou com participação da Universidade de Illinois. Durante o desenvolvimento, foram utilizados pigmentos conhecidos como antocianinas, substâncias naturais encontradas em vegetais, flores e frutas que apresentam cores variadas e reagem às mudanças de pH. Extraídas de resíduos de repolho roxo, as antocianinas demonstraram ser ótimos indicadores de deterioração. No total, mais de dez pigmentos vegetais foram testados. Ao serem integradas ao polímero biodegradável policaprolactona, as antocianinas mostraram excelente capacidade de detectar alterações químicas associadas à degradação do peixe. O pesquisador Josemar Gonçalves de Oliveira Filho, responsável pelo desenvolvimento da manta em seu pós-doutorado, destaca o potencial de ampliar o uso dessa tecnologia para outras embalagens alimentares. Segundo ele, embora haja registros de estudos com antocianinas em materiais inteligentes, seu uso em nanofibras ainda é pouco explorado.

Tecnologia brasileira cria embalagem inteligente que muda de cor ao detectar alimento estragado

Ferramenta deve identificar áreas prioritárias para recuperação ambiental

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Entretanto, com o crescimento do agro vem também a alta na quantidade de concorrentes. Desta forma, é preciso que o produtor busque formas de se destacar e se manter competitivo. Mediante à isso, o marketing rural tem se tornado a opção mais usada para isso.

Entenda a importância do marketing rural

O marketing já é uma estratégia consolidada em diversos outros segmentos, sendo muito explorado por grandes, médias e pequenas empresas como uma forma de conquistar, humanizar, fidelizar e se aproximar do cliente.

Com as vantagens desta ferramenta vêm a lucratividade e o reconhecimento de marca, além de apresentar benefícios palpáveis independente do tamanho do agronegócio.

Dentre as vantagens do marketing rural estão:

Interação com o público-alvo

Aqui o ditado “quem não é visto, não é lembrado faz todo sentido. Quando uma empresa, independente do seu segmento e ramo de atuação, não se comunica com o seu público, ela não é lembrada pelo cliente. Desta forma, a empresa não fará parte da análise de decisão de compra.

Ao interagir com o público através de publicidades e produção de conteúdos de qualidade e interesse, a empresa propicia ao cliente a oportunidade de ser lembrada por ele nos momentos da compra.

Melhor relacionamento com o cliente

O relacionamento entre cliente e empresa não é apenas a divulgação de marca e a pontuação das vantagens de se adquirir aquele determinado produto ou serviço.

Se relacionar com o seu cliente é sentir as dores dele, entender quais são as suas necessidades, ter um bom atendimento antes, durante e depois da venda, é fidelizar, fazer com que ele seja um promotor e defensor da sua marca.

Aumento das vendas

Está é com certeza a vantagem mais buscada pelos produtores rurais que buscam investir em marketing dentro do agronegócio. Um empreendimento consiste em um ciclo de produção e venda do produto. Todavia, para que a venda ocorra é preciso correr atrás e ser lembrado pelo cliente.

Um empreendimento que não é visto, não é lembrado e está passando por uma instabilidade financeira, dificilmente vai ter um bom crescimento na venda de seus produtos. Isto atrapalha da lucratividade do negócio. O marketing surgiu como uma forma de aumentar a capacidade de vendas da empresa.

Posicionamento de marca

É normal conversar com pessoas e perceber que alguma marca foi consolidada no imaginário da pessoa como referência em qualidade e atendimento. Está é uma das consequências trazidas pelas ações de marketing e branding.

Através de um bom posicionamento de marca, o negócio pode ser considerado como autoridade no assunto, sendo pauta em mídias, formando opinião e sendo referência para o público.

Tags: AgroMercadoagronegócioagrotechmarketing para o agronegóciomarketing rural

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