Sem resultado
Ver todos os resultados
Sem resultado
Ver todos os resultados
Sem resultado
Ver todos os resultados

Pesquisa busca o uso das pastagens degradadas do Brasil para a agropecuária

Embrapa Territorial quer elaborar zoneamento das pastagens pela situação e aptidões agrícolas, para indicar intensificação do uso para cultivos.

Por Janaina Honorato
Publicado em 18/11/2023 às 20:13
Atualizado em 18/11/2023 às 20:14
Embrapa Territorial quer elaborar zoneamento das pastagens pela situação e aptidões agrícolas.

Embrapa Territorial quer elaborar zoneamento das pastagens pela situação e aptidões agrícolas. Foto: Embrapa

Share on FacebookShare on Twitter

Uma pesquisa busca descobrir o uso potencial das pastagens em degradadas, com o objetivo de tornar os milhares de hectares em úteis para produção agropecuária brasileira.

O estudo está sendo desenvolvido pela Embrapa Territorial para a Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Ministério da Agricultura e Pecuária (SDI/Mapa).

LEIA TAMBÉM

Sistema digital passa a ser testado na cadeia produtiva do caranguejo-uçá no Maranhão

Sistema digital passa a ser testado na cadeia produtiva do caranguejo-uçá no Maranhão

Nova tecnologia melhora irrigação de hortaliças com reuso da solução nutritiva

Nova tecnologia melhora irrigação de hortaliças com reuso da solução nutritiva

Pesquisa com pastagens degradadas para uso na agropecuária

Iniciada em outubro, a pesquisa prevê a elaboração do zoneamento das pastagens do Brasil de sua situação e aptidões agrícolas e indicar: a intensificação do uso para cultivos (anuais, perenes ou semiperenes), a renovação ou recuperação das pastagens plantadas, reflorestamento ou a restauração da vegetação nativa.

O estudo utilizará mapeamentos das pastagens considerando seus níveis de degradação. Serão excluídas as áreas protegidas (Unidades de Conservação, Terras Indígenas, Áreas Militares e Quilombolas) e as áreas destinadas à vegetação nativa dentro dos imóveis rurais, em Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reservas Legais, de acordo com dados disponíveis no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR).

A aptidão das terras para o cultivo agrícola será qualificada segundo metodologia implementada pela Embrapa, que compara as condições agrícolas com os níveis estipulados para cada classe, segundo o grau de manejo.

Para definir o potencial de aptidão agrícola das áreas com pastagem em degradação, serão cruzados os zoneamentos de aptidão com mapas de degradação em pastagens elaborados pelo Lapig e apresentados no Observatório da Agropecuária Brasileira. Além disso, outros fatores serão considerados, como o zoneamento agrícola de risco climático (ZARC), e outras análises de contexto regional utilizando a consolidada metodologia de Inteligência Territorial Estratégica (ITE). Os dados também serão refinados com idas a campo das equipes, para validação.

O trabalho será realizado em escala compatível com análises regionais, ou seja, com planejamento nacional, estaduais e de mesorregiões e microrregiões, não sendo adequadas para aplicação em escala local, como no nível de propriedade.

O tamanho das propriedades rurais será utilizado para segmentação de políticas públicas a serem indicadas. Isso será feito a partir dos limites dos imóveis do SiCAR e do tamanho do módulo fiscal (MF) de cada município informado pelo Incra. Será feita a classificação dos imóveis em pequenos (até 4 Módulos Fiscais); médios (de 4,1 a 15 Módulos Fiscais) e grandes (acima de 15 Módulos Fiscais).

  • Pecuária: Plantio direto a lanço acelera a recuperação de pastagens degradadas
Objetivo é indicar intensificação do uso para cultivos.
Objetivo é indicar intensificação do uso para cultivos. Foto: Breno Lobato/Embrapa Territorial

Políticas Públicas

Essas análises poderão ajudar o Ministério da Agricultura e Pecuária na elaboração de políticas públicas. Para cada território considerado apto à intensificação do uso da terra, poderemos sugerir, futuramente, as tecnologias da Embrapa à disposição dos produtores rurais para aumentar o nível tecnológico e proporcionar uma conversão de maneira sustentável e competitiva.

Se o foco for o apoio a pequenos produtores para conversão de pequenas áreas para fins produtivos, a Embrapa poderá apresentar um rol de tecnologias disponíveis, como aquelas para a fruticultura; se forem selecionados os grandes produtores, por exemplo, seriam sugeridas tecnologias para grãos ou reflorestamento.

Como informa o Ministério da Agricultura e Pecuária, alinhado com as diretrizes estabelecidas pela Presidência da República, poderá estabelecer políticas públicas assertivas, tanto para recuperação de pastagens degradadas como para sua conversão para produção de grãos.

Segundo a pasta, a expansão da área agrícola no Brasil gira em torno de 2,5 milhões de hectares por ano, exercendo pressão sobre a mudança do uso da terra. A utilização de pastagens com produtividade deprimida, para abrigar essa expansão, constitui uma oportunidade, tanto para aumento da produção como para produtividade agropecuária e em total alinhamento com a sustentabilidade e com os compromissos assumidos pelo País para mitigação das emissões de gases de efeito estufa.

A convergência de políticas desenvolvidas pelo Mapa, como Renovagro (antigo Programa ABC+), criam as condições favoráveis para efetividade das políticas públicas. Os recursos captados internacionalmente também encontram, nesse ambiente, as condições favoráveis para sua aplicação, em função de todo o arcabouço legal e de tecnologias disponibilizadas que suportam o ambiente empreendedor do setor produtivo. A conclusão dos trabalhos está prevista para o primeiro semestre de 2025.

  • Política: Governo desenvolve zoneamento agrícola de risco climático para pastagens
Estudo utilizará mapeamentos das pastagens considerando seus níveis de degradação.
Estudo utilizará mapeamentos das pastagens considerando seus níveis de degradação. Foto: Embrapa

Produtores rurais

Tanto a recuperação das pastagens quanto a sua conversão em áreas de agricultura, com a adoção de práticas sustentáveis, proporciona aumento de produtividade, melhor conservação do solo e da água, aumento da fertilidade do solo, sequestro de carbono e a prestação de outros serviços ambientais.

Conhecer melhor os recursos disponíveis permite elaborar cenários de produção e escolher as alternativas que mais contribuam para atender às demandas mundiais por alimentos, fibras e energia, garantindo, ao mesmo tempo, a preservação do ambiente e o desenvolvimento regional, com geração de emprego e renda.

Tags: AgroPecuáriaBrasilEmbrapa Territorialpastagens degradadaspesquisarecuperação

Notícias relacionadas

Inteligência artificial revoluciona o monitoramento das lavouras de café no Brasil

Inteligência artificial revoluciona o monitoramento das lavouras de café no Brasil

Pesquisadores brasileiros desenvolveram um método inédito de mapeamento de lavouras de café por sensoriamento remoto, alcançando mais de 95% de...

Novo aplicativo leva assistência técnica digital a suinocultores familiares; confira

Novo aplicativo leva assistência técnica digital a suinocultores familiares; confira

Um novo aplicativo promete transformar a forma como pequenos produtores de suínos recebem assistência técnica no país. O EcoPiggy, aplicativo...

Foto: Divulgação/Mapa

Plataforma digital conecta inovação e tecnologia no agronegócio brasileiro

Foi lançado nesta quinta-feira (9) durante o Festival Curicaca, em Brasília (DF), a Plataforma Eletrônica de Inovação Agropecuária (Mapa Conecta)....

Foto: Marina Pessoa/Embrapa

Inteligência artificial ajuda a identificar lagarta-do-cartucho em lavouras de milho

Pesquisadores da Embrapa Instrumentação, em São Carlos (SP), desenvolveram uma tecnologia que combina sensores de imagem e inteligência artificial para...

logomarca Agro2

Plantando ideias. Colhendo soluções.

Notícias sobre agronegócio e safras, dicas de manejo da terra e de como melhorar sua produção agropecuária.

CONHEÇA

  • Home
  • Quem somos
  • Expediente
  • Comercial
  • Podcast AGRO2
  • Contato

PRIVACIDADE

  • Política de Privacidade
  • Política de Segurança LGPD
  • Termos de Uso
  • Cookies

REDES SOCIAIS

PODCASTS

INSCREVA-SE
em nossa newsletter

© 2025 Portal AGRO2

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas notícias
  • Agricultura
  • Agronegócio
  • Dicas
  • Economia
  • Meio Ambiente
  • Pecuária
  • Podcast
  • Política
  • Tecnologia
  • Contato
    • Quem somos
    • Comercial
    • LGPD
    • Política de Privacidade

© 2022 Agro2 - Plantando ideias. Colhendo soluções.