Já falamos aqui que o agronegócio é um dos setores essenciais para o desenvolvimento econômico do Brasil, tendo em vista a produção do setor, qualidade dos produtos e número de exportações.
Com a crescente do mercado e a importância que o agronegócio tem dentro da economia brasileira, o marketing voltado para o segmento agro tem o papel de consolidar a presença dos produtores e seus negócios dentro do mercado nacional.
Entretanto, com o crescimento do agro vem também a alta na quantidade de concorrentes. Desta forma, é preciso que o produtor busque formas de se destacar e se manter competitivo. Mediante à isso, o marketing rural tem se tornado a opção mais usada para isso.
Entenda a importância do marketing rural
O marketing já é uma estratégia consolidada em diversos outros segmentos, sendo muito explorado por grandes, médias e pequenas empresas como uma forma de conquistar, humanizar, fidelizar e se aproximar do cliente.
Com as vantagens desta ferramenta vêm a lucratividade e o reconhecimento de marca, além de apresentar benefícios palpáveis independente do tamanho do agronegócio.
Dentre as vantagens do marketing rural estão:
Interação com o público-alvo
Aqui o ditado “quem não é visto, não é lembrado faz todo sentido. Quando uma empresa, independente do seu segmento e ramo de atuação, não se comunica com o seu público, ela não é lembrada pelo cliente. Desta forma, a empresa não fará parte da análise de decisão de compra.
Ao interagir com o público através de publicidades e produção de conteúdos de qualidade e interesse, a empresa propicia ao cliente a oportunidade de ser lembrada por ele nos momentos da compra.
Melhor relacionamento com o cliente
O relacionamento entre cliente e empresa não é apenas a divulgação de marca e a pontuação das vantagens de se adquirir aquele determinado produto ou serviço.
Se relacionar com o seu cliente é sentir as dores dele, entender quais são as suas necessidades, ter um bom atendimento antes, durante e depois da venda, é fidelizar, fazer com que ele seja um promotor e defensor da sua marca.
Aumento das vendas
Está é com certeza a vantagem mais buscada pelos produtores rurais que buscam investir em marketing dentro do agronegócio. Um empreendimento consiste em um ciclo de produção e venda do produto. Todavia, para que a venda ocorra é preciso correr atrás e ser lembrado pelo cliente.
Um empreendimento que não é visto, não é lembrado e está passando por uma instabilidade financeira, dificilmente vai ter um bom crescimento na venda de seus produtos. Isto atrapalha da lucratividade do negócio. O marketing surgiu como uma forma de aumentar a capacidade de vendas da empresa.
Posicionamento de marca
É normal conversar com pessoas e perceber que alguma marca foi consolidada no imaginário da pessoa como referência em qualidade e atendimento. Está é uma das consequências trazidas pelas ações de marketing e branding.
Através de um bom posicionamento de marca, o negócio pode ser considerado como autoridade no assunto, sendo pauta em mídias, formando opinião e sendo referência para o público.