A exportação de suco de laranja brasileiro apresentou crescimento de 3,24%, no período de julho a setembro, que marca o primeiro trimestre da safra 2022/2023. Com isso, o fechamento total em volume exportado foi de 276.212 toneladas.
O número leva em consideração o mesmo período do ano passado, ou seja, os primeiros três meses da safra 2021/2022, quando foram exportadas 267.547 toneladas. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) e compilados pela CitrusBR.
Faturamento da exportação de suco de laranja
Em termos de faturamento, o montante das exportações somou US$ 520 milhões no período, o que representa um crescimento 23,11%, quando comparado com o mesmo trimestre da safra anterior, que totalizou US$ 422,4 milhões.
A Europa continua sendo o principal destino das exportações brasileiras, correspondendo a 65,03% do mercado. Em seguida está os Estados Unidos, com 23,23%; a China com 5,56%; Japão com 2,90%; e Austrália com 1,22%. Outros destinos representam 2,06% somados.
Mercado
Considerado o maior mercado das exportações de suco de laranja brasileiro, a Europa teve uma alta de 4% em comparação com o mesmo período da safra de 2021/22. O volume exportado foi de 180.953 toneladas, somando US$ 351,2 milhões, valor 23,9% maior que o registrado na safra passada.
Os Estados Unidos também apresentaram uma alta significativa, de 13,28% entre os meses de julho a setembro, quando foram embarcadas 63.971 toneladas de suco de laranja. O crescimento no faturamento representou 40,65%, totalizando US$ 125,9 milhões.
No Japão o crescimento também foi expressivo na safra 2022/2023, com 8,66%, um volume de 7.978 toneladas de suco de laranja exportadas. O faturamento cresceu 3,16%.
Por outro lado, a China registrou queda no volume exportado, que chegou a15.313 toneladas, que é 8,78% menor que o registrado no mesmo período da safra anterior. O faturamento também caiu, passando de US$ 18 milhões para US$ 14,2 milhões, número 21,03% menor do que o faturado no primeiro trimestre da safra 21/22.