As exportações de carne de frango brasileira, in natura e processados, alcançaram 800,1 mil toneladas no 1º bimestre de 2023, alta de 10,6% em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou 723,7 mil toneladas, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
Em faturamento, as vendas de carne de frango chegou a US$ 1,593 bilhão no período, 24,5% a mais que o total registrado em 2022, com US$ 1,280 bilhão.
No mês de fevereiro, os embarques da proteína chegaram a 379,2 mil, 1,3% a mais que igual época do ano anterior, quando foram enviadas 374,5 mil toneladas. O total vendido foi de US$ 736,3 milhões, aumento de 11,1%, comparado ao segundo mês de 2022.
Maior demanda pela carne de frango impulsionou exportações
De acordo com o presidente da ABPA, Ricardo Santin, a demanda internacional pelo produto brasileiro segue em alta, com elevação das compras de outros países importadores.
Neste ano, China e União Europeia, retomaram o protagonismo na importação da carne de frango do Brasil, o que é uma tendência de comportamento de compras que deve se manter ao longo de 2023.
China é o principal destino da carne de frango brasileira
A China importou 111,7 mil toneladas de carne de frango brasileira no primeiro bimestre deste ano, volume 23,2% maior que o registrado no mesmo período de 2022, com 90,6 mil toneladas. O país asiático é o principal destino da proteína.
A Arábia Saudita, retornou ao segundo posto, importando neste ano 62,4 mil toneladas, crescimento de 71,9%. Em seguida ficou a África do Sul, com 61,7 mil toneladas, alta de 9,6%, Emirados Árabes Unidos, com 61,2 mil toneladas caindo 28,5%, o Japão com 60,7 mil toneladas, elevação de 10% e a União Europeia comprou 40,1 mil toneladas, subindo 15,8%.