Cerca de 50 produtores e empresas serão qualificados pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para exportar frutas por meio do Peiex Agro Frutas. O programa foi lançado nesta quarta-feira (17/8), em Juazeiro, na Bahia. A região é próxima a Petrolina (PE), conhecida por sua importante contribuição frutífera no país.
O Peiex é o programa de qualificação de exportação da ApexBrasil, atendendo empresas de todos os portes e setores. De acordo com a agência, a especialização se dará por meio de serviços online, gratuitos e sob medida com base no potencial de determinados setores agrícolas específicos, como o de frutas.
De acordo com Lucas Fiúza, diretor de negócios da ApexBrasil, o empresário aprenderá todos os passos para se tornar um exportador, como requisitos de diferentes mercados, certificações e até mesmo os próprios processos internos da empresa, incluindo sistemas de gestão e produtos.
Exportação de frutas
A ApexBrasil também fará parceria com a Abrafrutas para investir mais de R$ 9 milhões na promoção de produtos nacionais no exterior e para renovar o contrato do projeto do setor frutífero brasileiro até 2024. Do total de recursos, serão investidos 51% da ApexBrasil e 49% da Abrafrutas.
Resultado da colaboração entre as duas instituições, desde 2014 o projeto visa promover as exportações brasileiras de frutas por meio de ações direcionadas a mercados estratégicos, fortalecendo o perfil do setor e apoiando a participação dos exportadores em feiras, rodadas de negócios e eventos internacionais.
De acordo com Lucas Fiúza, o setor emprega 5 milhões de brasileiros e é muito importante para o país. “É um convênio muito importante para o setor, que emprega 5 milhões de brasileiros, e já é um parceiro de sucesso da Apex. Esse tipo de convênio, que agora está se conectando com o Peiex, é determinante não somente para que possamos promover os nossos produtos, abrir novos mercados, mas também qualificar todas as empresas e produtores”.
Produtividade brasileira
Conforme aponta a ApexBrasil, as condições climáticas favoráveis do Brasil permitem a produção de frutas diversas ao longo do ano, o que abre janelas de exportação para diversos países.
Atualmente, o Brasil é o terceiro maior produtor de frutas e 24º maior exportador do mundo. As principais frutas de exportação são mangas, melões e uvas.
Além disso, cerca de 58% desses produtos são vendidos para a União Européia, 15% para o Reino Unido e 12% para o EUA. No ano passado, o Brasil exportou cerca de 1,2 milhão de toneladas de frutas para o mercado internacional, um aumento de 18% em relação ao ano anterior. Em 2021, a receita do setor é de US$ 1,060 bilhão, um aumento de 20% em relação a 2020.
- *Com informações da Agência Brasil