Faltando apenas 10 dias para o Natal, a procura pelos ingredientes da ceia já começam a movimentar os supermercados, data comemorativa que a agricultura familiar ganha destaque nos estabelecimentos devido aos ingredientes frescos e sazonais, que por sinal, são bastantes utilizados.
Arroz com uva passa, salpicão, salada e carne de cordeiro, ambos são acompanhados por ingredientes da agricultura e neste conteúdo você irá aprender as origens de cada prato.
Pratos típicos para a ceia de Natal e os ingredientes da agricultura
Um dos mais populares e também o que mais causa polêmica, por ser amado por muitos e odiado por alguns, o arroz com uva passas. A uva passa não carrega somente a fama por ser bastante utilizada em datas festivas, mas é conhecida através da Roma Antiga, onde durante as festividades do início do inverno, sementes e frutas eram desidratadas para que pudessem suportar o frio.
Outro prato bastante conhecido é o Salpicão, conhecido pela mistura de legumes, frutas e frango desfiado. Este prato é composto por maçã, batata e o salsão, sendo todos comercializado pela agricultura.
Além dos pratos doces, também não pode faltar uma variada salada. Muitos países utilizam o damasco e outras frutas nórdicas. Por sua vez, o Brasil já opta pelas furtas tropicais, como o abacaxi e a manga, na qual essas duas frutas possuem a maior produção nos estados do Pará, Paraíba, São Paulo e Bahia.
O peixe também ganha destaque nesse período do ano, sendo o maior da região Amazônica e podendo ser preparado de diversas maneiras, já que sua carne pode ser utilizada até mesmo na preparação de caldos.
Pratos típicos regionais
Cada região possui um prato típico de acordo com a sua tradicionalidade. No norte, o mais famoso é o pescado, onde o peixe Pirarucu ganha a mesa dos nordestinos.
Já no Nordeste, o bode assado é o mais famoso. Servido com mel, melaço de cana ou calda de rapadura, o prato pode vir acompanhado com cuscuz ou até mesmo com Rabanada.
Nas regiões Sul e Sudeste, as carnes assadas predominam nas mesas das famílias, como a carne de cordeiro, o arroz com legumes e até mesmo o famoso peru, que é consumido em todas as regiões.
Por sua vez, no Centro Oeste as sobremesas também tomam conta dessa região, como o pavê feito de bolacha e frutas, o tradicional panetone ou até mesmo o chocotone. Mesmo fora de época, o frango com pequi também pode ser consumido nessa época do ano, na qual o pequi é um fruto típico do Cerrado.