O curso online em seguro rural para produtores, peritos e corretores da Faculdade CNA da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, está com inscrições abertas.
A 2ª edição da capacitação busca disseminar o uso e a cultura do seguro agrícola no país, com informações que facilitem a adoção prática e os procedimentos para utilizar os instrumentos de gestão de risco na produção.
Curso de seguro rural
Dentro da grade do curso são abordados tópicos como: gestão de riscos rurais, modalidades de seguro, sinistros, vistorias e procedimentos, Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) e Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR).
São 11 módulos com carga horária de 7 horas para produtores rurais, 11 horas para corretores e 14 horas para peritos. O curso é 100% online e oferece certificado de participação e acesso liberado ao conteúdo por um período de 30 dias.
Inscrições
O prazo para as inscrições na modalidade produtor rural encerra no dia 28 de agosto e fica sujeita à homologação pela CNA para que seja aplicada a gratuidade.
Já as inscrições nas demais modalidades (peritos e corretores) encerram no dia 11 de setembro. O custo para participar é de R$ 480 para peritos e R$ 320 para corretores.
As aulas terão início no dia 11 de setembro. Para inscrições e informações acesse www.faculdadecna.com.br ou ligue 0800 718 1078.
Seguro rural
A atividade agrícola é fundamental para o país tanto para economia quanto para o fornecimento de alimentos e matérias-primas para a indústria. No campo, o produtor rural trabalha a céu aberto e precisa gerir diferentes variáveis climáticas e ataque doenças.
Por isso, é preciso fazer a gestão de riscos da lavoura, utilizando mecanismos de proteção para evitar casos como temos visto, de prejuízos em lavouras provocados por fenômenos da natureza.
Os seguros rurais ou agrícolas oferecem proteção contra uma ampla gama de eventos durante todo o ciclo de vida das culturas. São diversas opções de produtos e seguradoras, conforme a cultura e a região de contratação.
As coberturas podem abranger desde riscos pontuais, como o granizo, por exemplo, até outras mais completas, que ampliam o rol de riscos cobertos ou até mesmo conjugam, em uma mesma apólice, as duas principais preocupações do produtor: clima e oscilações no preço do produto.
Um outro aspecto importante é a possibilidade de o produtor contar com subsídio governamental para pagamento de parte do valor do seguro (prêmio).