Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados
Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados
Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados

Dia da Conservação do Solo: técnicas aliam preservação e produção

Plantio direto, cultivo de plantas em rotação e sucessão, fixação biológica de nitrogênio conservam o solo, considerado o bem mais precioso da agricultura.

Por Janaina Honorato
Publicado em 15/04/2023 às 12:25
O solo é considerado o maior bem para a agricultura.

O solo é considerado o maior bem para a agricultura. Foto: Divulgação

Share on FacebookShare on Twitter

Fazer a conservação do solo é preservar o bem mais precioso da agricultura, pois sem a sua fertilidade não se produz alimentos e matérias-primas para milhares de produtos. O Dia da Conservação do Solo, comemorado em 15 de abril, ressalta a importância de promover a sustentabilidade dos sistemas agrícolas e naturais, por meio de técnicas de proteção.

O solo possui partículas sólidas e espaços preenchidos em proporções diferentes por ar ou água. Com o impacto das gotas de chuva, essa estrutura vai sendo perdida e o solo começa a se degradar, reduzindo a capacidade de fornecer nutrientes para as plantas.

LEIA TAMBÉM

Selo Sociobiodiversidade reconhece produtos sustentáveis do Cerrado em Goiás

Selo Sociobiodiversidade reconhece produtos sustentáveis do Cerrado em Goiás

Conheça as dez cidades com maior valor de produção agrícola no Brasil em 2024

Conheça as dez cidades com maior valor de produção agrícola no Brasil em 2024

As lavouras do Brasil perdem cerca de 500 milhões de toneladas de solo por ano, levando mais de 8 milhões de toneladas de nitrogênio, fósforo e potássio, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS). Desperdício que para ser reposto ao produzir alimentos, se gasta muito dinheiro para o produtor e, consequentemente para o consumidor.

Por isso, especialistas desenvolveram ao longo dos anos, técnicas que promovem o uso sustentável do solo, a fim de evitar que chuvas, ventos fortes, práticas agrícolas inadequadas, seca e excesso de insumos contribuam para a erosão.

  • Agricultura Regenerativa: Produção de alimentos com mínimo impacto ambiental
Técnicas de plantio direto, cultivo de plantas para proteção, rotação e consórcio conservam o solo.
Técnicas de plantio direto, cultivo de plantas para proteção, rotação e consórcio conservam o solo. Foto: Divulgação

Técnicas de conservação de solo

Resultados de pesquisas da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) comprovam que, as técnicas de conservação do solo permitem recuperar e manter a fertilidade desse recurso natural.

A agricultura conservacionista inclui tecnologias e métodos de manejo adequado do solo, adubação controlada, plantio direto, cultivo de gramíneas e leguminosas para a proteção do solo e fixação biológica de nitrogênio e a rotação e consórcio de cultivos agrícolas.

A conservação do solo em sistemas agrícolas nada mais é que usar técnicas para manter o solo coberto. Conheça algumas delas:

Preservação da vegetação nativa

O Brasil é um exemplo de produção aliada à preservação. Por lei, toda área de produção deve manter uma parte de cobertura de vegetação nativa proporcional ao tamanho estabelecido; importante para estabilizar encostas e aumentar a infiltração de água no solo, evitando processos erosivos e contribuindo com o ciclo hidrológico nas bacias hidrográficas.

Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)

Sistemas de cultivo como de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) ou Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), integram em uma mesma área a produção de carnes, grãos, fibras, madeira, leite e energia. Além de conservar o solo, diversifica as culturas e garante bem-estar animal. São sistemas estimulados pelo Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC+) para a redução das emissões de gases do efeito estufa.

Sistema Plantio Direto

O plantio direto tem como base o cultivo com mínimo de revolvimento do solo, uso de rotação de culturas e cobertura permanente, sendo considerada uma das melhores formas de conservação. Esses princípios buscam aumentar a biodiversidade do solo e o teor de matéria orgânica, ou seja, a disponibilidade de nutrientes para as culturas.

Outras técnicas

O uso de controle biológico e sementes biotecnológicas, como os que utilizam vírus, bactérias, insetos, que são chamados de bioinsumos, proporcionam um efeito indireto na conservação, pois ajudam a diminuir a entrada de maquinário pesado nas áreas, evitando a compactação do solo, por exemplo.

A agricultura conservacionista proporciona ganhos econômicos e benefícios ambientais. A prática viabiliza a recuperação de solos degradados e permite o uso de uma mesma área por longos períodos, com aumento da produtividade agrícola, sendo uma tecnologia recomendada para a produção sustentável.

  • Agricultura: 13 dicas para manejar corretamente o solo e garantir maior produtividade
Dia da Conservação do Solo foi criado no Brasil para promover preservação e recuperação. F
Dia da Conservação do Solo foi criado no Brasil para promover preservação e recuperação. Foto: Divulgação

Conservação do Solo no Brasil

A primeira política de conservação dos solos no Brasil foi implantada no ano de 1949. Em 1987 foi instituído o Programa Nacional de Microbacias Hidrográficas, ressaltando a importância da conservação do solo e da água nas políticas agrícolas.

A data de 15 de abril em comemoração ao Dia Nacional da Conservação do Solo, foi instituída pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em 13 de novembro de 1989, com a Lei nº 7.876, que visa promover a preservação e recuperação dos solos brasileiros e divulgar a importância dos solos para a manutenção da vida no planeta.

  • Defensivos agrícolas: Mapa registra 44 produtos para controle de pragas
Tags: Agriculturaconservação do soloDia da Conservação do SolopreservaçãoproduçãoSolo

Notícias relacionadas

Resultado final do PAA Quilombola 2025 confirma 134 aprovados, em Goiás

Resultado final do PAA Quilombola 2025 confirma 134 aprovados, em Goiás

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), anunciou nesta quarta-feira (10/9)...

Tecnologia converte resíduos de frutas e hortaliças em mais biogás

Tecnologia converte resíduos de frutas e hortaliças em mais biogás

Todos os meses, entre 17 e 25 toneladas de frutas e hortaliças descartadas na Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa...

Foto: Envato

PGPAF amplia lista de produtos com descontos para agricultores em setembro

A lista mensal do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), divulgada nesta segunda-feira (8), amplia o...

Novas normas em Goiás ampliam controle sobre o bicudo-do-algodoeiro

Novas normas em Goiás ampliam controle sobre o bicudo-do-algodoeiro

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) revisou as normas do Programa Estadual de Prevenção e Controle do Bicudo-do-Algodoeiro. A...

logomarca Agro2

Plantando ideias. Colhendo soluções.

Notícias sobre agronegócio e safras, dicas de manejo da terra e de como melhorar sua produção agropecuária.

CONHEÇA

  • Home
  • Quem somos
  • Expediente
  • Comercial
  • Podcast AGRO2
  • Contato

PRIVACIDADE

  • Política de Privacidade
  • Política de Segurança LGPD
  • Termos de Uso
  • Cookies

REDES SOCIAIS

PODCASTS

INSCREVA-SE
em nossa newsletter

© 2025 Portal AGRO2

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas notícias
  • Agricultura
  • Agronegócio
  • Dicas
  • Economia
  • Meio Ambiente
  • Pecuária
  • Podcast
  • Política
  • Tecnologia
  • Contato
    • Quem somos
    • Comercial
    • LGPD
    • Política de Privacidade

© 2022 Agro2 - Plantando ideias. Colhendo soluções.