O 1º Festival da Mandioca será realizado de 21 a 23 de abril, em Bela Vista de Goiás, região central do estado. O evento vai trazer pratos com a mandioca como ingrediente principal, além de oficinas e atrações musicais, a partir das 18h desta sexta-feira (21/4), na Praça José Lobo, com entrada gratuita.
A prefeitura do município promove o festival com o apoio de parceiros, da Goiás Turismo, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) via Programa Goyazes.
Festival da Mandioca: programação
A expectativa é atrair 15 mil pessoas à cidade para aproveitar a programação, que vai além dos pratos culinários feitos à base de mandioca, mas conta também com oficinas e cursos gratuitos, com o apoio do Senar e Senac.
Haverá também o passeio ciclístico na Trilha da Mandioca, premiações esportivas, os Sabores da Rainha e shows de Amado Batista, Humberto e Ronaldo, Felipe Araújo, Ronaldo Carvalho, Gabi e Rapha, Junior Marra, além dos artistas locais.
Capital da Mandioca
Bela Vista de Goiás é o maior produtor de mandioca do estado e o festival busca explorar esse potencial do município, que faz parte do Mapa do Turismo. O município pleiteia o título de Capital da Mandioca e busca o registro de Indicação Geográfica do polvilho do cará.
Segundo a Secretária de Agricultura de Goiás (Seapa), no ano de 2021, o estado produziu 180 mil toneladas de mandioca em 12 mil hectares. A mandioca goiana é comercializada in natura, mas também é ingrediente de vários pratos da culinária e também matéria-prima de cerveja.
- Cerveja de mandioca: Produto que impulsiona a agricultura familiar em Goiás