O Estado de Goiás tem desenvolvido cada vez mais iniciativas voltadas para a fruticultura em geral. Dentre as opções, o cultivo da uva é umas das principais apostas dos produtores goianos. Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (11/8) produção de uva no estado deve chegar a 1.698 toneladas em 2022.
Os dados foram adquiridos através do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (LSPA/IBGE), que aponta também que, em comparação ao ano passado, a produção de 2022 apresentou um aumento de 13,5%.
Se comparado a outros estado brasileiros, este ainda é um volume baixo. No Rio Grande do Sul, maior produtor nacional de uvas, a estimativa para a safra de 2022 é de 735 mil toneladas. Pernambuco fica em segundo lugar, com uma produção anual de 399 mil toneladas, seguida de São Paulo com 164 mil toneladas.
No ranking nacional dos produtores de uva, Goiás aparece na 10ª posição. Entretanto, de acordo com Tiago Mendonça, secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a produção goiana possui um grande potencial de mercado.
Ainda segundo o secretário, cerca de 25% do total de uvas comercializadas no Ceasa são provenientes da produção estadual, “o que mostra que temos espaço para crescer essa venda internamente”, completa Mendonça.
Dentre as iniciativas do estado para contribuir e incentivar a produção de uvas em Goiás está o investimento em cursos que abordam a temática e visam aperfeiçoar o produtor rural. Atualmente dois destes projetos já estão em andamento.
Hoje, a área total destinada ao cultivo da fruta, em Goiás, é de 93 hectares. Todavia, o rendimento médio estadual está em 18.258 quilos por hectare. Segundo levantamento feito ainda em 2021, os maiores produtores do Estado foram Itaberaí, por Paraúna, São João da Paraúna, Aragoiânia, Formosa, Pirenópolis e Cocalzinho.
Outras produções frutíferas no Estado de Goiás
O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do IBGE trouxe também outros dados relacionados a produção de outras frutíferas no Estado. Entre eles destaca-se a laranja, com 158,6 mil toneladas; a banana, com 193 mil toneladas; e o tomate, com 993,9 mil toneladas.
Esta quinta-feira (11) também foi marcada pela divulgação do 11º Levantamento da Produção de Grãos feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O estudo prevê produção de 27,8 milhões de toneladas de grãos, em Goiás, na safra 2021/2022.
Dentre os destaques da produção estão os grãos de soja (16 milhões de toneladas), milho (9,9 milhões de toneladas), girassol (21,8 mil toneladas), sorgo (1,1 milhão de toneladas) e trigo (135 mil toneladas).