Uma das épocas mais deliciosas do ano, a temporada de jabuticaba, está prestes a começar. Por isso, para demonstrar como funciona a produção da fruta em Goiás, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) vai realizar, nesta quinta-feira (17/8), o 2º Encontro Técnico sobre a Cultura da Jabuticabeira.
O encontro acontece na cidade de Hidrolândia, na região metropolitana de Goiânia, polo da produção da fruta em Goiás. Nesta época, o município recebe turistas de várias regiões do país.
Encontro sobre cultura da jabuticabeira
O projeto surgiu em 2021, diante as necessidades dos produtores de identificar pragas e doenças que causam a morte de jabuticabeiras.
Neste ano, o evento contará com palestras sobre a produção e comercialização da fruta, além de cases de sucesso, produção de mudas e informações técnicas.
- Feiras do agronegócio: Confira o calendário de feiras e eventos em 2023
Durante o encontro também serão apresentados resultados de uma pesquisa realizada pela Emater no município, entre agosto de 2022 a julho de 2023.
“Nosso objetivo é repassar os resultados parciais do projeto aos produtores rurais, empreendedores e autoridades locais de Hidrolândia para, juntos, fortalecer a cadeia produtiva da jabuticaba na região”, explica Alenir Batista, extensionista da Emater.
Os interessados devem se inscrever antes da cerimônia de abertura, no local do evento, no auditório da Escola Municipal José Amâncio. Podem participar produtores, pesquisadores e comunidade em geral.
O evento é resultado do projeto Fortalecimento da Cadeia Produtiva de Jabuticaba, uma parceria entre a Emater, os campus do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) de Hidrolândia e Urutaí, a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e a Prefeitura de Hidrolândia, por meio da Secretaria de Turismo.