Mais de 20 aeronaves participaram da Abertura Estadual do Plantio de Soja da Safra 2025/2026 em um evento realizado na Fazenda Tamburi, em Nova Crixás, no norte de Goiás.
O registro, compartilhado nas redes sociais, mostrou os aviões realizando manobras de decolagem e pouso, chamando atenção para a importância da região na produção agrícola do Estado.
Abertura Estadual do Plantio de Soja da Safra 2025/2026

O Vale do Araguaia, onde fica a fazenda, tem se destacado como uma nova fronteira agrícola goiana, com capacidade de impulsionar o Estado rumo à segunda posição no ranking nacional de produção.
Na safra passada, Goiás colheu 20,75 milhões de toneladas de soja, sendo que cerca de 10% da produção teve origem nessa região. Apesar do potencial, a área enfrenta desafios estruturais, como a limitação no fornecimento de energia elétrica.
Clodoaldo Calegari, presidente da Aprosoja-GO, reforçou a necessidade de atenção ao tema.
“Temos um estado estacionado por conta da falta de fornecimento de energia. Nessa questão, não vamos dar refresco, vamos para cima e insistir”, disse. Ele convocou os presentes a se engajarem no fortalecimento da região. “Transformar potencial em potência não é fácil. Mas queremos fazer isso. Se cada um de nós se dedicar um pouco e abraçar uma causa, a gente chega lá”, destacou.
Produção de soja
Composta por 11 municípios, a região já responde por cerca de 10% da produção de soja e 15% do milho de Goiás. O crescimento recente mostra grande oportunidade de expansão, pois estima-se a possibilidade de ampliar em 50% a área agricultável e recuperar mais de 2 milhões de hectares de pastagens degradadas para uso produtivo.
Desde 2019, a produção no Vale do Araguaia cresce a uma taxa sete vezes superior à média estadual, impulsionada pelo relevo favorável, disponibilidade de terras e recursos hídricos.
Veja o vídeo:
Ver essa foto no Instagram