O Governo do Estado de Mato grosso do Sul tem aumentado os aportes técnicos e financeiros para apoiar a agricultura familiar da região. O apoio às famílias de pequenos agricultores vem do governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), que é vinculado a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar (Semagro), que conta com 79 agências municipais e oito regionais.
No estado mais de 70 mil famílias se dedicam à agricultura familiar, e para produzir os alimentos contam com a assistência técnica de mais de 400 profissionais capacitados. Entre as melhorias que irão beneficiar os pequenos agricultores estão a entrega de maquinários, a criação da centrais de abastecimento, auxílio na organização de cooperativas e associações, reforço na assistência técnica, recuperação de estradas municipais e regularização de títulos de terras.
O secretário da Semagro, Jaime Verruck, diz que “a implementação da política de modernização da agricultura familiar tem como objetivo valorizar e promover a fixação do homem no campo, oferecendo condições para a melhoria da produção e competitividade de assentamentos”.
Assistência técnica
Segundo a Semagro em 2020, foram realizados mais de 35 mil atendimentos pela equipe técnica da Agraer, distribuídos 950 toneladas de insumos e cerca de 30 mil títulos, por meio da regularização fundiária, serão entregues.
Para Jaime Verruck toda a assistência realizada é para que o pequeno produtor agrícola seja orientado tecnicamente, melhorando as compras públicas, os equipamentos e fechando cadeias necessárias para o crescimento do setor.
Compra de alimentos
Por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), agricultores, cooperativas e associações vendem seus produtos para órgãos, e estes compram os alimentos sem a necessidade de licitação.
Depois disto, fornecem às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e à rede pública e filantrópica de ensino, como foi o caso da Escola Estadual Luiz Soares Andrade, em Nova Andradina, localizado no Mato Grosso do Sul, que foram montadas 350 cestas para doação.
Via: Semagro-MS