Em celebração ao Dia Internacional da Mulheres nesta sexta-feira (8/03), vale destacar o papel fundamental da mulher em vários setores, como por exemplo na agricultura.
O protagonismo das mulheres no campo é crescente e atualmente já são a maioria em programas voltados para o setor rural.
Representação de mulheres no campo
Um exemplo da representação das mulheres no campo, é o caso do Programa de Aquisição de Alimentos Estadual (PAA Goiás), na qual 55% das propostas foram selecionadas e enviadas por mulheres.
Somente em 2023, as produtoras rurais também foram a maiorias no programas de Crédito Social (65%) e Fomento Rural (84%).
Além disso, algumas mulheres ainda marcam presença na agricultura familiar, como é o caso da produtora rural LLuciana de Neves, que comanda plantações de manga em sua propriedade no Vão do Paranã. Conforme ela, a profissão é executada com “muito capricho, que é para garantir que as frutas vão nascer”.
Atualmente, ações de programas no campo, como o PAA Goiás, tem como objetivo impulsionar a produção familiar e o trabalho das mulheres no campo.
Com isso, homens e mulheres recebem apoio financeiro e técnico para desenvolverem suas atividades agrícolas, contribuindo não apenas para o próprio sustento, mas também para a segurança alimentar da população.
Mesmo com a maioria da participação dos homens no campo, os programas chegar a ter 84% do público feminino.