Estudo realizado em uma área de produção de tomate em Goiás comprovou que o produto Sungard da Viter, insumo agrícola da Votorantim Cimentos, protege as plantas contra danos causados pelo excesso de radiação solar e altas temperaturas.
O estudo foi realizado em uma lavoura de tomate no município de Abadia de Goiás e contou com a parceria da Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da empresa Biosolo. O experimento foi feito aplicando o produto durante o estágio vegetativo do tomateiro, além do início dos frutos e durante a frutificação plena.
De acordo com a pesquisa, foi observada uma redução de 0,5°C na temperatura foliar, que ajuda a aferir o déficit hídrico da planta. Em outros cenários, como em períodos de estiagem, as plantas podem ter comprometimento no desenvolvimento e, até mesmo, suspensão da fotossíntese.
Os resultados da utilização do Sungar, da Viter, foram animadores. Devido o conforto térmico causado nas plantas, a propriedade onde foi feita a pesquisa aumentou em 4% sua produtividade, além de uma melhor coloração nos frutos, que proporciona uma colheita de melhor qualidade.
Outro aspecto importante é o efeito de repelência do produto. Na utilização do insumo foi observada que as infestações de moscas brancas e tripes tiveram uma redução de 9% e 16%, respectivamente.
Segundo o coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da Viter, Erivelton Lopes Paes, “o Sungard é eficiente e garante proteção extra aos tomateiros. Além de proteger contra os efeitos nocivos do excesso de exposição solar e das altas temperaturas, o produto também traz o benéfico da repelência às determinadas pragas, o que ajuda a fortalecer ainda mais as plantas durante o seu desenvolvimento”, destaca.
- Parques brasileiros: Visitações aos Parques Nacionais atingem recorde histórico em 2021
Estudo em produção de tomate comprovou eficácia do Sungard
Sungard é um protetor solar para as lavouras desenvolvido pela Viter. Sua principal função é proporcionar conforto térmico às plantas, colaborando assim no crescimento da plantação.
A aplicação do produto é feita através da pulverização por qualquer tipo de equipamento. O protetor age criando uma camada física sobre a planta, o que ajuda a manter a coloração dos frutos, além de apresentar excelente aderência nas plantas.
Para testar a eficiência do produto, estudos foram realizados em uma fazenda de tomate em Goiás e, também, cafezais nos estados de Minas Gerais e São Paulo.
O insumo é comercializado em embalagens de 20 quilos e é recomendado para uso em diversas culturas, sobretudo as mais sensíveis à radiação solar como, por exemplo, café, citros e alguns hortifrútis.