O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) disponibilizou uma nova funcionalidade dentro do AgroInsight, um banco de dados que concentra, em um só ambiente, todas as oportunidades de exportação mapeadas pelos adidos agrícolas do Brasil no exterior.
Na última semana, foi apresentado ao público o volume 6 do AgroInsight, acompanhado da ferramenta que reúne, de forma inédita, as oportunidades identificadas por representantes agrícolas brasileiros fora do país.
AgroInsight

A plataforma permite pesquisas por produto, país ou tema, o que facilita o acesso a dados sobre demandas específicas, tendências e potenciais compradores internacionais.
“Ao centralizar esse conteúdo, damos um passo importante para ampliar a inteligência comercial do setor agropecuário. Produtores e exportadores agora conseguem, de forma rápida, identificar onde estão as maiores oportunidades para os seus produtos”, destacou o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luís Rua.
O sistema foi construído priorizando a experiência do usuário. A navegação é intuitiva, com filtros objetivos e visualização clara das informações, o que contribui para maior precisão nas buscas.
Além disso, os avanços têm gerado impactos significativos na balança comercial, com aumento na diversificação de produtos e mercados, estimulando o crescimento econômico e a geração de empregos, especialmente em áreas do interior do país

De acordo com o ministério, a iniciativa reforça o posicionamento internacional do Brasil.
Em um cenário global cada vez mais dinâmico, ferramentas digitais como essa ajudam a expandir a presença de produtos brasileiros no exterior e oferecem apoio direto aos agentes do agronegócio.
- Agricultura: Goiás abre edital do PAA para agricultores familiares quilombolas
- Agricultura: Compostos naturais vencem fungicidas sintéticos no controle de fungos em mamão e laranja