A preocupação com o aumento do efeito estufa, meio ambiente e finidade dos recursos naturais são pautas que vem constantemente sendo debatidas no mundo. A emissão de carbono, provenientes de energias fósseis e desmatamento ilegal é o fator primordial para fazer com que as maiores economias mundiais se reúnam exclusivamente para falar sobre sustentabilidade.
Entretanto, é importante ressaltar que a iniciativa e conscientização tem que partir de todos. Nas propriedade rurais, por exemplo, é possível fazer a implementação de sistemas de energia que não se esgotam e que se regeneram na natureza. São as chamadas energias renováveis. Outra vantagem de apostar nelas é a redução das taxas de emissão de carbono e a redução dos custos na propriedade rural, devido ao baixo custo de manutenção e vida útil prolongada.
Como já falamos anteriormente, muitos consumidores estão agregando valor aos produtos, produtores e propriedades rurais que se preocupam com o meio ambiente. Desta forma, optar por fontes energéticas renováveis e um agronegócio sustentável, tem se tornado uma ótima oportunidade de mercado e um meio de se destacar em meio aos concorrentes.
Principais fontes energéticas renováveis
Para quem vê este como uma oportunidade de ajudar o meio ambiente, diminuir os custos dentro da propriedade rural e também uma forma de se destacar dentro do agronegócio, estas são as principais fontes de energias renováveis e algumas formas de apostar no na agricultura e pecuária verde. Confira abaixo:
- Energia Eólica – utiliza-se a força dos ventos para a capitação e armazenagem de energia. Esta fonte é capaz de fazer funcionar todo tipo de equipamento.
- Hidrelétrica – As hidrelétricas são o tipo de fonte de energia mais usado no Brasil. Utiliza-se da forma das águas pata a geração de energia elétrica.
- Energia Solar – captação de energia através de painéis fotovoltaicos que converter a luz do sol em energia elétrica. Pode ser instalado em pequenos e grandes espaços.
- Biomassa – Faz parte da classificação das energias térmicas, sendo produzida a partir da força de produção de resíduos orgânicos. Quase todo rejeito orgânico pode ser matéria-prima para as biomassas, através da sua queima.
- Biodisel – produzido a partir da redução do número de atos dos óleos vegetais
É importante ressaltar que o clima interfere diretamente nas fontes de energias renováveis. Desta forma, antes de optar pela implementação dessas energias na propriedade rural é preciso estudar e conhecer as condições climáticas da região. Assim, o produtor pode escolher o modelo mais viável para o seu agronegócio.
No momento da escolha, é preciso lembrar que as propriedades rurais contribuem amplamente para que o desenvolvimento sustentável no campo aconteça, bem como para que haja uma diversidade na matriz energética das fontes renováveis vinculadas ao agronegócio. Entretanto, por mais que haja interesse e recursos financeiros, é preciso que haja também estratégia e organização.