O Dia de Campo sobre Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) é tradição anual na Fazenda Santa Brígida, no município de Ipameri, região sudeste de Goiás. Este ano vai acontecer na quinta-feira (23/3), com a participação de mais de mil pessoas, na propriedade, que fica no acesso pela rodovia GO-330, km 110, sentido Goiânia, a 5 km de Ipameri.
A inscrição é gratuita e deve ser feita no dia do evento, com credenciamento começando às 8h. O conteúdo é voltado para produtores rurais, estudantes, técnicos, consultores e representantes de empresas do setor agropecuário.
A fazenda é propriedade modelo em Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e unidade de referência da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) há 16 anos.
O evento é promovido pela Associação Rede ILPF, parceria público-privada da Embrapa, cooperativa Cocamar, as empresas John Deere, Syngenta, Bradesco, Soesp (Sementes Oeste Paulista) e Suzano. Além do apoio da Universidade Estadual de Goiás e a Prefeitura de Ipameri.
Programação do Dia de Campo ILPF
Um dia antes, na quarta-feira (22), no Hotel Le Jardim de Caldas Novas (GO), a partir das 14h, acontece a Reunião Técnica com produtores rurais e consultores técnicos convidados, além de representantes das empresas que compõem a Rede.
No local, será ministrada palestra sobre mercado de carbono e créditos de carbono para ILPF, com a apresentação da Câmara de Carbono da Rede ILPF.
Na quinta-feira (23), já na Fazenda Santa Brígida, tem a visita às estações: Sistema Santa Brígida de produção agrícola; Sistema intensivo de produção animal; Bioinsumos no aumento da eficiência de uso de nutrientes; e Balanço de carbono em sistemas de ILPF. Momento que terá a consultoria de especialistas da Embrapa e outras autoridades.
Na sexta-feira (24), vai ser realizada pela primeira vez uma visita na Fazenda Santa Brígida com crianças da rede municipal de ensino de Ipameri, para aprenderem sobre sustentabilidade da agropecuária e a importância do campo para a cidade; e o solo substrato vivo: a interação da conservação do solo com a preservação da água. No final do evento terá o plantio simbólico de árvores.
O Sistema ILPF
A Integração-lavoura-pecuária-floresta (ILPF) é uma estratégia de produção agropecuária que une diferentes sistemas produtivos: agrícolas, pecuários e florestais em uma mesma área, seja em consórcio, sucessão ou em rotação de culturas.
Essa técnica otimiza o uso da terra, aumenta a produtividade em uma mesma área, usando melhor os insumos, diversificando a produção e gerando mais renda e emprego. Além disso, o sistema é ambientalmente correto, com baixa emissão de gases de efeito estufa (GEE) ou mesmo com mitigação desses gases.
Culturas agrícolas como grãos, produção de fibras ou energia podem ser utilizadas na ILPF. A parte pecuária fica por conta do plantio de pastagens para bovinos de corte ou leite, bubalinos, caprinos ovinos e, em alguns casos, até suínos e aves podem compor o sistema. Dentro do si
stema podem ser cultivadas árvores, para fins madeireiros e não madeireiros, nativas ou exóticas.
O sistema ILPF pode ser adaptado para pequenas, médias e grandes propriedades, em todos os biomas brasileiros.