A Agrishow 2023, maior evento agrícola do Brasil, está sendo um tanto conturbada, pois algumas polêmicas e tragédias marcaram esta edição.
O cancelamento da abertura, a retirada de patrocínio, o ‘desconvite’ ao ministro da Agricultura e Pecuária e até mesmo a queda de um helicóptero estão entre os acontecimentos marcantes da feira.
Agrishow 2023
‘Desconvite de Fávaro’

▪️ Neste ano, a Agrishow começou na última segunda-feira (1º), Dia do Trabalhador. Entretanto, antes mesmo do início alguns burburinhos já circulavam na internet.
▪️ Uma das primeiras polêmicas foi o ‘desconvite’ do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, para a abertura da feira. O motivo seria a presença de Bolsonaro no mesmo evento.
▪️ Fávaro disse que a organização procurou o Mapa para verificar a possibilidade dele participar no segundo dia do evento para evitar ‘hostilidades’ entre os políticos.
“Fui desconvidado, mas desejo sucesso e que façam bons negócios e que leve oportunidade aos produtores e em um momento que eu for convidado e se ainda for ministro, faço questão de estar lá”, disse o ministro.
▪️ Entretanto, a Sociedade Rural Brasileira (SRB), uma das organizadoras, emitiu um comunicado no último dia 28 de abril, afirmando que o evento é democrático e apartidário, reforçando o convite ao ministro. Além disso, o comunicado também evidenciou a honra de ter a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro.
▪️ Apesar disso, dois dias antes do início, a Agrishow emitiu um comunicado cancelando a abertura da feira “em virtude de toda a repercussão gerada”. O evento ocorre desde 1994.
Retirada de patrocínio
▪️ Após o desconforto inicial entre Fávaro e a organização do evento, uma nova polêmica surgiu: a retirada do patrocínio do Banco do Brasil (BB).
▪️ A informação partiu do ministro da Secretaria da Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, três dias após o ‘desconvite’ do ministro para abertura.
▪️ Apesar as ameaças da retirada do patrocínio, o stand do banco segue montado na feira, mantendo a condição de expositor. O Banco do Brasil informou que continuaria presente no evento “por meio de sua atuação comercial para realização de negócios e atendimento aos seus clientes”.
▪️ O banco estima gerar gerar R$ 1,5 bilhão em negócios durante a feira.
Participação de Bolsonaro

▪️ Apesar do cancelamento da abertura, o ex-presidente Jair Bolsonaro manteve a participação na Agrishow 2023. Ele esteve no local na manhã de segunda-feira (1º).
▪️ O ex-mandatário chegou ao evento acompanhado do governador paulista Tarcísio Freitas (Republicanos), que foi apadrinhado por Bolsonaro durante as Eleições Gerais de 2022.
▪️ No evento, o ex-presidente subiu em máquinas e acenou para os apoiadores, que o receberam aos gritos de “Mito” e “Volta Bolsonaro”.
▪️ O político ainda aproveitou a ocasião para alfinetar o atual governante, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), falando sobre a demarcação de terras indígenas.
“Vi recentemente a homologação de meia dúzia de terras indígenas pelo governo atual. Em uma dessas reservas, com 30 mil hectares, existem apenas nove indígenas. Isso não parece justo. Não é aceitável que 230 mil hectares sejam destinados a apenas nove pessoas. Durante meu governo, lidei com essas questões de maneira justa e imparcial. Nunca tive qualquer preconceito contra os povos indígenas, muito pelo contrário”, disse.
▪️ Após a visita de Bolsonaro à Agrishow, Tarcísio participou de uma entrevista na Globo News, onde foi questionado se a presença do ex-presidente poderia ser considerada como palanque político.
▪️ “Para mim, é menos grave o ex-presidente estar na Agrishow do que o líder do MST estar na China.”, enfatizou fazendo referência à viagem de Lula à China com a presença de representantes do MST.
Queda de helicóptero

▪️ Apesar de não ter relação direta com a organização, um outro acontecimento que marcou a Agrishow 2023 foi a queda de um helicóptero, que resultou na morte de duas pessoas.
▪️ A aeronave saiu em direção à Agrishow e caiu dentro de uma fazenda às margens da rodovia Engenheiro Thales de Lorena Peixoto Júnior (SP-318), que liga as cidades de São Carlos e Ribeirão Preto, no interior paulista.
▪️ O acidente aconteceu por volta de 17h30 desta quarta-feira (3), depois que os pilotos abasteceram a aeronave para buscar passageiros na feira. Segundo o Corpo de Bombeiros, havia grande quantidade de combustível no veículo.
▪️ Moradores locais relataram que, após a queda, houve uma explosão, que incendiou toda a aeronave.
▪️ Duas pessoas morreram carbonizadas no acidente, sendo os pilotos Luiz Ricardo Lazarini e Eber Carvalho Guilhen, ambos de 47 anos. Segundo os bombeiros, as vítimas foram lançadas para fora da aeronave e atingidas com o combustível que vazou.
▪️ A Agrishow emitiu uma nota lamentando o ocorrido.
“A direção do evento se solidariza e leva sua mensagem de conforto aos familiares, amigos e colegas de trabalho”, disse.
Projeção
▪️ Apesar de todos os acontecimentos, a Agrishow espera alcançar recorde de movimentação nesta edição, batendo a marca de R$ 11 bilhões em negócios. Além disso, também espera, até o fim da feira, um público de mais de 190 mil pessoas.