O preço de referência de importação da borracha natural iniciou 2026 em alta.
Em janeiro, o valor foi fixado em R$ 13,91 por quilo, o que representa aumento de 3% na comparação com dezembro, quando o produto era cotado a R$ 12,81/kg.
Preço da borracha natural

Conforme a CNA, a elevação no mês foi impulsionada, principalmente, pela valorização de 6% dos contratos da matéria-prima negociados na bolsa de Cingapura.
Esse movimento, no entanto, foi parcialmente compensado pela desvalorização média de 2,1% do dólar no período, fator que ajudou a conter um avanço mais expressivo dos preços.
Os custos de transporte apresentaram comportamentos distintos. O frete marítimo internacional na rota analisada caiu 10,3%, mantendo a trajetória de queda e a expectativa de novos recuos, influenciada pelo impacto do Ano Novo Chinês. Em sentido oposto, o frete interno registrou alta de 1,8% em janeiro.
Diante desse conjunto de fatores, o índice de referência da borracha natural foi definido em 154,28 pontos, resultado que representa avanço de 2% no mês.
Importância da borracha natural

A borracha natural tem papel estratégico para a economia e para diversos setores industriais, especialmente pela sua versatilidade e pelas propriedades que não são plenamente reproduzidas por materiais sintéticos.
Extraída do látex da seringueira, ela é matéria-prima essencial para a fabricação de pneus, artefatos médicos, componentes automotivos, calçados e uma ampla gama de produtos de uso cotidiano.
Um dos principais diferenciais da borracha natural está na resistência, elasticidade e durabilidade, características fundamentais para itens que exigem alto desempenho e segurança, como pneus de veículos leves, pesados e aeronaves.







