Dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) divulgados nesta quinta-feira (16/11) mostram que a receita de exportação brasileira de ovos, considerando produtos processados e in natura, cresceu 26,6% em outubro deste ano, totalizando US$ 1,725 milhão. No mesmo período do ano passado, a receita foi de US$ 1,363 milhão.
Por outro lado, o volume de vendas de ovos registrou queda de 28,4% em comparação com o mesmo período de 2021, totalizando 587 toneladas neste ano, contra 819 toneladas do ano passado.
Exportação brasileira de ovos em 2022
Nos dez primeiros meses deste ano, a alta acumulada nas exportações de ovos chegou a 52,3%, com US$ 19,657 milhões, contra US$ 12,903 milhões em 2021.
Levando em consideração o volume, o número também foi maior, registrando alta de 6,1% no acumulado dos dez primeiros meses, totalizando 8,649 mil toneladas, contra 8,148 mil toneladas do ano passado.
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Destino
De acordo com o levantamento, o principal destino das exportações de ovos é os Emirados Árabes Unidos, gerando receita de US$ 5,520 milhões entre janeiro e outubro deste ano, resultado 9,3% maior que o registrado no mesmo período do ano anterior.
Outro destaque foi o Japão, com receita de U$ 5,085 milhões (+164%), e o Catar, país sede da Copa do Mundo, com US$ 1,784 milhões (+253%).
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O presidente da ABPA, Ricardo Santin, avalia que as venda internacionais vêm ganhando novas configurações, especialmente por causa da Copa do Mundo 2022.
“As vendas internacionais de ovos e ovo-produto do Brasil estão ganhando nova configuração, com uma expressiva elevação da relevância do mercado japonês para os resultados do ano, assim como está ocorrendo com o Catar, que aumentou sua demanda diante do grande volume de visitantes estrangeiros com o evento esportivo internacional.”.