A Semiárido Show 2023, feira agropecuária voltada para a agricultura familiar do Semiárido brasileiro começa nesta terça-feira (1º) e vai até dia 4 de agosto, em Petrolina, Pernambuco.
A 10ª edição do evento que busca facilitar o acesso aos conhecimentos, informações e tecnologias desenvolvidos pela Embrapa e instituições parceiras, terá como tema “Ciência e Tecnologia Promovendo o Desenvolvimento”.
Programação Semiárido Show
A feira tem entrada gratuita, sendo seu principal público produtores da agricultura familiar de sequeiro, além de técnicos, estudantes e demais interessados.
Todas as edições são organizadas em área da Embrapa, localizada a 50 Km do município de Petrolina-PE, onde são apresentadas tecnologias apropriadas para o ambiente do Semiárido, geradas por diversas unidades de pesquisa da Embrapa e de outras instituições.
Durante os quatro dias de evento, o público poderá participar de cerca de 10 seminários e 50 palestras, além de oficinas e dias de campo. As capacitações são ministradas por pesquisadores e técnicos da Embrapa e de diversas instituições parceiras, com inscrições feitas no local.
As palestras tratam de diversos temas: produção de caprinos, ovinos e bovinos (manejo, doenças, alternativas forrageiras e sistemas integrados), criação de abelhas nativas, cultivos alimentares, tecnologias para aproveitamento de água, potencialidades, limitações e práticas para conservação de solo, irrigação de baixo custo, saneamento básico rural, preparo e uso de compostos orgânicos, entre outros.
Já os seminários acontecem de manhã ou tarde com temáticas como: bioeconomia na Caatinga, sistemas integrados sustentáveis no Semiárido, energias renováveis, preservação e uso sustentável do bioma e recuperação de áreas degradadas.
A feira também conta com o Espaço dos Sabores, uma estrutura montada para a realização de oficinas culinárias e de processamento de produtos. Veja a programação completa em www.embrapa.br/semiaridoshow.
- Feiras do agronegócio: Veja o calendário de eventos do 2º semestre de 2023
Cursos virtuais
Uma das novidades da edição é o que evento disponibilizará uma programação de cursos virtuais, por meio de Capacitações On-line da Embrapa, na plataforma e-Campo, que pode ser acessada de qualquer lugar.
Os cursos abordam temas relacionados à produção no Semiárido, como: forrageiras, reuso de águas cinzas, sistema de produção de Feijão-Caupi, criação de galinhas caipiras, entre outros.