Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados
Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados
Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados

Inteligência artificial estima pegada de carbono em lavouras

Plataforma AGLIBS da Embrapa e parceira integra softwares e sensores, que permitem a digitalização do solo e das atividades agrícolas.

Por Janaina Honorato
Publicado em 25/04/2023 às 17:39
Equipamento avalia a composição química do solo por meio de tecnologia a laser LIBS.

Equipamento avalia a composição química do solo por meio de tecnologia a laser LIBS. Foto: Divulgação Agrorobótica/Embrapa

Share on FacebookShare on Twitter

A Plataforma de Inteligência Artificial (IA) AGLIBS, integra diferentes softwares e sensores, que permitem a digitalização do solo e das atividades agrícolas, estimando inclusive pegada de carbono das lavouras.

A inovação que foi desenvolvida pela Embrapa Instrumentação (SP) em parceria com sua agfintech Agrorobótica, viabiliza o acesso à agricultura de precisão e à comercialização de crédito de carbono no mercado voluntário internacional.

LEIA TAMBÉM

Tecnologia revoluciona o mapeamento automático de viveiros escavados no Brasil

Tecnologia revoluciona o mapeamento automático de viveiros escavados no Brasil

Primeiro equipamento digital brasileiro mede a permeabilidade do solo

Primeiro equipamento digital brasileiro mede a permeabilidade do solo

A tecnologia mede, reporta, verifica e comercializa o carbono na agricultura, ao mesmo tempo em que faz a gestão da fertilidade do solo e nutrição das plantas, para o gerenciamento de indicadores de sustentabilidade e produtividade agrícola.

Plataforma AGLIBS da Embrapa e parceira integra softwares e sensores que digitalizam o solo.
Plataforma AGLIBS da Embrapa e parceira integra softwares e sensores que digitalizam o solo. Foto: Reprodução Agrorobótica/Embrapa

Lançamento da Inteligência Artificial AGLIBS

A IA AGLIBS será lançada no aniversário de 50 anos da Embrapa, comemorado no dia 26 de abril, em Brasília (DF) e no estande da Embrapa durante a 28ª edição da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow), que vai acontecer de 1º a 5 de maio, em Ribeirão Preto (SP).

  • Educação: Agropecuária digital e inovações tecnológicas é tema de curso online

Característica da AGLIBS

A plataforma foi desenvolvida alinhada a critérios científicos internacionais com base na tecnologia LIBS (Laser Induced Breakdown Spectroscopy), a mesma técnica que a agência espacial norte-americana (Nasa) embarcou nos robôs para avaliação do solo do Planeta Marte.

No segundo semestre de 2022, a tecnologia LIBS foi aprovada pela certificadora americana Verra, que gerencia o Programa Verified Carbon Standard (VCS), o principal projeto voluntário de mercados de carbono do mundo.

Segundo a pesquisadora da Embrapa Débora Milori, que coordena o Laboratório Nacional de Agrofotônica (Lanaf), a LIBS é uma técnica espectro analítica rápida, reprodutível e limpa.

“Ela usa pulsos laser de alta energia para criar um microplasma na superfície da amostra, e assim, determinar a sua composição química. Por ser uma técnica analítica direta, ela pode ser aplicada a uma grande variedade de amostras em diferentes estados físicos da matéria”, explica.

Ela afirma que na agricultura, o LIBS permite analisar a composição química de solos sem um grande preparo de amostras e qualquer geração de resíduos químicos. Por isso, o uso do LIBS na agricultura e meio ambiente é inovador e sustentável.

  • Inovação: Inteligência artificial identifica doenças em plantas simulando processo cerebral
Tecnologia mede carbono do solo, textura, densidade, pH, macro e micronutrientes.
Tecnologia mede carbono do solo, textura, densidade, pH, macro e micronutrientes. Foto: Divulgação Agrorobótica/Embrapa

A análise de solo da IA

De acordo com o CEO da Agrorobótica, Fábio Angelis, a tecnologia faz análises de 22 parâmetros do solo e seus hardware e software estão em fase de patenteamento. São medidos: carbono quantitativo e qualitativo dos solos, textura (teores de areia, silte e argila), estoque de carbono no solo (t/ha), densidade do solo, pH, macro e micronutrientes, de forma rápida, econômica e precisa, sem gerar resíduos químicos.

“É diferente dos métodos de análise de solos convencionais que utilizam vários reagentes químicos para extrair esses nutrientes do solo e usam mais de dez métodos de medidas diferentes para obter a mesma informação que o LIBS mensura com um único tiro laser”, compara Angelis.

Capacidade de análise de solo

A tecnologia é capaz de analisar mais de 1,2 mil amostras de solo diariamente, enquanto laboratórios tradicionais realizam em média de 800 a 900 amostras mensalmente. Nos últimos 12 meses, a plataforma AGLIBS analisou amostras de solo de culturas de café, soja, milho algodão, pasto degradado, sistemas de integração lavoura-pecuária (ILP) e integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) de 75 pequenos, médios e grandes produtores rurais, sendo 600 mil hectares mapeados, de 17 estados brasileiros.

Como vai funcionar

A empresa aposta em um modelo de prestação de serviços, oferecendo consultoria aos agricultores que fazem adesão ao programa de carbono. Os serviços têm início com o envio do Cadastro Ambiental Rural (CAR) da propriedade sobre o qual todo o planejamento amostral estratégico do projeto é realizado.

Com o relatório analítico AGLIBS, mapas de recomendação agronômica são elaborados e o agricultor pode acessá-los por meio da plataforma digital da IA com usuário e senha específicos. Dados que vão auxiliá-lo na sua tomada de decisão com práticas sustentáveis, alinhadas a metas de neutralidade de carbono e aumento na sua produtividade agrícola.

  • Sustentabilidade: Trator a biometano a revolução de máquinas agrícolas
Tags: embrapainteligência artificiallavouraspegada de carbonotecnologia

Notícias relacionadas

Tecnologia inovadora permite monitoramento remoto da temperatura corporal de bovinos

Tecnologia inovadora permite monitoramento remoto da temperatura corporal de bovinos

A Embrapa Gado de Corte (MS) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) criaram uma tecnologia para...

Embrapa lança novas tecnologias para o mercado de agricultura digital; confira

Embrapa lança novas tecnologias para o mercado de agricultura digital; confira

A Embrapa Agricultura Digital lançou duas novas tecnologias e disponibilizou outras três para validação junto a usuários na plataforma AgroAPI,...

Vale-Pedágio para caminhoneiros será por tags eletrônicas a partir de 31 de janeiro de 2025

Vale-Pedágio para caminhoneiros será por tags eletrônicas a partir de 31 de janeiro de 2025

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou a modernização no sistema de pagamento do Vale-Pedágio Obrigatório para caminhoneiros, que...

Mapa lança certificação sanitária online para exportação de produtos vegetais

Mapa lança sistema de certificação sanitária online para exportação de produtos vegetais

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou nesta quinta-feira (26), no Diário Oficial da União, a Portaria nº 749,...

logomarca Agro2

Plantando ideias. Colhendo soluções.

Notícias sobre agronegócio e safras, dicas de manejo da terra e de como melhorar sua produção agropecuária.

CONHEÇA

  • Home
  • Quem somos
  • Expediente
  • Comercial
  • Podcast AGRO2
  • Contato

PRIVACIDADE

  • Política de Privacidade
  • Política de Segurança LGPD
  • Termos de Uso
  • Cookies

REDES SOCIAIS

PODCASTS

INSCREVA-SE
em nossa newsletter

© 2024 Portal AGRO2

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas notícias
  • Agricultura
  • Agronegócio
  • Dicas
  • Economia
  • Meio Ambiente
  • Pecuária
  • Podcast
  • Política
  • Tecnologia
  • Contato
    • Quem somos
    • Comercial
    • LGPD
    • Política de Privacidade

© 2022 Agro2 - Plantando ideias. Colhendo soluções.