O Governo Federal, por meio do Ministério de Minas e Energia (MME), garantiu, nesta segunda-feira (9/1), que o abastecimento de combustíveis no país permanece normal, após ameaças à Petrobrás. Manifestantes planejavam impedir a distribuição de combustíveis e aumentar o caos no país, depois do cenário visto em Brasília.
“O Ministério de Minas e Energia (MME), em articulação com as entidades vinculadas, tem garantido a normalidade do abastecimento nacional de combustíveis e o funcionamento adequado de refinarias, terminais e bases de distribuição”, disse a nota divulgada pela pasta.
De acordo com a nota, o MME seguirá garantindo o acesso de combustível à todos os brasileiros.
“Além de monitorar o status de protestos nessas estruturas, seguimos atentos e em articulação com outras Pastas e Estados para assegurar o suprimento”, finaliza a nota.
A nota é publicada logo após manifestantes criminosos ameaçarem bloquear distribuição de combustíveis em refinarias brasileiras.
Em Brasília, grupos radicais chegaram a invadir o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a sede do Supremo Tribunal Federal (STF).
Federação Única dos Petroleiros disse que as ameaças à Petrobrás não se concretizaram
A Federação Única dos Petroleiros (FUP) divulgou um levantamento feito nesta segunda-feira sobre a situação nas refinarias espalhadas pelo país. De acordo com a FUP, as tentativas de bloqueios em refinarias não se concretizaram.
As ameaças às refinarias brasileiras levou a FUP e seus sindicatos a permanecerem alertas ao longo de toda a noite de domingo e esta segunda-feira.
Conforme mostrado pela FUP, pelo menos três refinarias registraram movimento de manifestantes na porta, no entanto, a presença massiva de forças policiais impediu qualquer ato que colocasse em risco o abastecimento de combustível no país.
Além disso, o coordenador da FUP, Deyvid Bacelar, orientou os trabalhadores petroleiros a denunciar qualquer manifestação antidemocrática dentro da Petrobrás. “Não toleraremos gestores que coadunem com atos golpistas”, alerta o coordenador da FUP.