São chamadas frutas de outono aquelas que têm mais condições de cultivo nessa época, assim como em outras estações. E que tal preparar para os amigos drinks saborosos com maçã verde, tangerina ou ameixa?
O clima é um dos fatores que mais influenciam no desenvolvimento de plantas, inclusive frutíferas, pois vai determinar a germinação, o crescimento, a floração, a qualidade e a produtividade de cada espécie.
O que diferencia de um período ao outro, é que durante a colheita a oferta aumenta e consequentemente, as frutas ficam mais baratas.
Frutas de outono
O outono começou no dia 20 de março e termina no dia 21 de junho. Os produtores cuidam do manejo para as frutas não sofrerem com as características dessas estação: mudanças de temperatura, noites mais frias e alguns dias quentes, com o chamado veranico
No outono se desenvolvem a safra de frutas como ameixa, banana, caqui, figo, graviola, kiwi, laranja, maçã verde, mamão, pera, tangerina e uva, manga. Alimentos que são ricos em nutrientes como as vitaminas A e C, além de antioxidantes que auxiliam na proteção do sistema imune contra doenças durante a estação.
Drinks saborosos com frutas de outono

Maçã
Para preparar uma soda italiana sem álcool de maçã verde, que é bem refrescante, você vai precisar de: meia maçã verde picada, duas folhas de hortelã, um energético sabor maçã verde ou água com gás, meio limão e gelo a gosto.
Coloque as pedras de gelo em um copo, esprema o limão, acrescente as maçãs verdes picadas, junte as folhas de hortelã, coloque o energético e está pronto. Caso prefira um drink com álcool, no lugar do energético ou água com gás, coloque vodka pura ou até mesmo vodka com o sabor da fruta.

Tangerina
Com o mesmo processo, você pode substituir a meia maçã, por quatro ou cinco gomos de tangerina picados, meio limão, 50 ml de gin, açúcar a gosto e gelo em cubos. Caso queira o drink sem álcool, adicione água com gás ou energético da fruta ou neutro.

Ameixa
Você vai precisar de uma ameixa roxa madura sem caroço, macere em um com copo com três folhas de hortelã, uma colher (sopa) de açúcar. Depois adicione 50 ml de vodka e gelo a gosto. Aqui também dá pra usar o princípio sem álcool, colocando água com gás ou energético da fruta ou neutro.
Se preferir deixar o drink mais incorpado, no lugar do açúcar ou do energético, adicione leite condensado.
O modo de preparo dessas receitas dá para trabalhar com diversas frutas, de outono ou não, a ideia é usar as frutas frescas para tornar o drink refrescante, curtindo um happy hour com os amigos ou só espairecendo em casa. Bom gole!