Um alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta para uma nova onda de calor com altas temperaturas que está afetando, principalmente, as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Parte do Norte e Nordeste também sofrerão os efeitos do clima quente.
As máximas podem superar os 40°C nos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, interior de São Paulo, Goiás e Bahia.
Desta forma, os cuidados com a saúde dos pets também se torna importante. Por isso, o Agro2 separou algumas dicas para manter o bem-estar dos animais nos dias quentes.
Como cuidar do seu pet durante onda de calor
1 – Hidratação constante
Assim como nós, animais de estimação precisam de uma ingestão adequada de água para se manterem hidratados. Certifique-se de que seu amigo tenha acesso a água fresca em todos os momentos, e considere adicionar alguns cubos de gelo ao recipiente para mantê-la fresca por mais tempo. Se estiver passeando, leve uma garrafa de água e uma tigela portátil para garantir que seu animal possa se hidratar durante o trajeto.
2 – Ambiente fresco
Certifique-se de que seu animal de estimação tenha um lugar fresco e sombreado para se refugiar. Se estiverem fora de casa, monte uma área com sombra utilizando um guarda-sol, uma tenda ou qualquer outro objeto que possa oferecer proteção contra os raios solares diretos. Dentro de casa, garanta que haja um local arejado e confortável para seu animal relaxar.
3 – Escovação regular
A pelagem dos animais de estimação funciona como isolante térmico. Manter a pelagem bem escovada ajuda a remover pelos mortos, permitindo que o ar circule melhor e, assim, ajudando na regulação da temperatura corporal.
4 – Passeios estratégicos
Evite passeios nos horários mais quentes do dia. Opte por caminhar de manhã ou no final da tarde, quando as temperaturas são mais amenas. O asfalto quente pode causar queimaduras nas patas do seu animal, por isso, certifique-se de que o solo não esteja muito quente antes de sair para passear.
5 – Cuidado com superaquecimento
Animais podem superaquecer rapidamente. Esteja atento aos sinais de superaquecimento, como ofegar excessivo, salivação intensa e gengivas muito vermelhas. Se notar esses sintomas, leve imediatamente seu animal para um local fresco, ofereça água e, se necessário, entre em contato com um veterinário.
6. Banhos refrescantes
Proporcione ao seu animal de estimação banhos refrescantes, especialmente se for uma espécie que aprecia a água. Certifique-se de usar água morna e não fria demais para evitar choques térmicos.
Ao seguir essas dicas simples, você estará garantindo que seu companheiro de estimação aproveite os dias quentes com saúde e felicidade.