A jabuticabeira é considerada uma das árvores mais ornamentais que existem, sendo originária da Mata Atlântica e podendo ser cultivada dentro de casa.
A jabuticabeira pode ser plantada tanto no solo, quanto em vasos, além de se adaptar a projetos de varandas de apartamentos.
Como plantar jabuticabeira em casa
Para iniciar a plantação, o passo mais importante é escolher o vaso correto, que deve ter de 50 cm a 60 cm e com furos, pois a árvore exige bastante irrigação.
A jabuticabeira deve ficar em um local que receba bastante luz solar, pois ela demanda de ao menos quatro horas de iluminação diariamente.
No momento da plantação, pode ser por meio de muda ou semente, no caso de vasos. Na hora de plantar é importante colocar argila expandida ou pedra britada no fundo do vaso antes da camada de terra.
Durante o cultivo da jabuticaba, é importante fazer regas diárias para que a planta cresça forte e saudável, mas deve ser verificado se o solo está muito molhado antes da rega, pois não deve deixar a terra encharcada.
Também não é necessário realizar podas. Para manter a árvore saudável, basta retirar o excesso de galhos secos e/ou folhas doentes para ajudar no desenvolvimento da ventilação.
Benefícios da jabuticaba para a saúde
A jabuticaba é rica em antioxidantes e nutrientes benéficos para a saúde. O fruto é rico em fontes de vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E, fibras, ferro, potássio e selênio.
A jabuticaba também pode ser utilizada no tratamento de hemoptise, asma, diarreia e disenteria. Devido à sua ação anti-inflamatória, o suco da jabuticaba com água morna é indicado para acalmar a dor de garganta.
O alto teor de fibras da jabuticaba auxilia na regularização dos movimentos intestinais, prevenindo assim a prisão de ventre.
Confira os demais benefícios:
- Mantém ossos e dentes fortes
- Alivia a artrite
- Favorece a perda de peso
- Ajuda no tratamento da asma
- Fortalece a imunidade
- Rejuvenesce a pele
- Mantém o cabelo saudável