O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realiza a 1ª Semana do Leite, com objetivo de valorizar o segmento leiteiro. O evento nacional tem o slogan “Leite e Derivados: Alimentos que fazem o Brasil crescer”.
Atualmente, o Brasil de consagra como o 3º maior país produtor de leite e seus derivados, com produção de 34 bilhões de litros de leite por ano. No total, 99% dos municípios brasileiros são produtores de leite.
A campanha foi apresentada nesta quarta-feira (3/11), na sede do Mapa, em Brasília, pela ministra Tereza Cristina. Ela afirmou que objetivo da campanha é mostrar os benefícios nutricionais do leite, além de apresentar o trabalho do produtor rural.
De acordo com a ministra, a campanha é educativa e será a primeira de muitas. “Às vezes, a criança conhece só a caixinha do leite, mas não sabe de onde veio. Não sabe que alguém acordou cedo, apartou o bezerro da vaca, tirou o leite, pôs no refrigerador, buscou, entregou e depois a indústria transformou e aí chegou ao supermercado. É muito importante que essa campanha seja educativa em todos os aspectos”.
Brasil se destaca como 3º maior produtor do leite e seus derivados
O leite é fonte de nutrição, cálcio, proteína e renda, movimentando anualmente mais de R$ 100 bilhões de reais, gerando mais de 4 milhões de empregos no campo e na indústria. Além disso, produção é responsável pela manutenção de várias famílias rurais e pela criação de riqueza para a economia nacional.
Atualmente, 99% das 5.570 cidades brasileiras são produtoras de leite, e a maioria dos mais de 1 milhão de produtores do país são agricultores familiares.
Os produtos brasileiros também são muito populares no exterior. O diretor executivo da Associação Brasileira – Viva Lácteos, Gustavo Beduschi, anunciou que México e China abriram seus mercados para o leite e seus derivados. Em outubro deste ano, em teste do acordo firmado há dois anos, foi embarcado o primeiro lote de leite em pó para países asiáticos.
“Essa campanha reconhece a importância econômica, social e nutricional desse setor para o Brasil. Todos temos a certeza de que este é apenas o primeiro ano de muitos desta campanha de valorização dos lácteos brasileiros.”, disse.
*Com informações do Canal Rural