Em 2025, o agronegócio brasileiro empregou 28,2 milhões de pessoas, conforme os dados do boletim trimestral “Mercado de Trabalho do Agronegócio Brasileiro”, produzido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em colaboração com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Segundo os dados da CNA, esse é o maior número registrado desde o início da série histórica, que teve início em 2012. O setor representou 26,02% do total de postos de trabalho no país, o que representa um crescimento de 1,0% no número de ocupações em comparação a 2023.
Pessoas empregadas no agronegócio brasileiro

O aumento foi impulsionado principalmente pelos segmentos de insumos, agroindústria e, de maneira mais destacada, pelos agrosserviços.
O boletim também revela que, em 2024, os salários mensais dos trabalhadores do agronegócio tiveram um aumento de 4,5% em relação a 2023, superando o crescimento observado no mercado de trabalho em geral, que foi de 4,0%.
Os dados usados na pesquisa têm como base os microdados trimestrais da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD-C), conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além disso, o Cepea ainda utiliza metodologias próprias para identificar as atividades relacionadas ao agronegócio nesses dados.
O “Boletim Mercado de Trabalho do Agronegócio Brasileiro” é publicado trimestralmente pelo Cepea e, desde 2023, conta também com a colaboração da CNA.