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Ampliação da hidrovia Araguaia-Tocantins beneficia escoamento da produção do agro

Obra deve beneficiar cerca de 40 municípios do extremo norte do Tocantins.

Por Antônio Neves
Publicado em 27/10/2023 às 10:23
Hidrovia Araguaia-Tocantins cada vez mais próxima da realidade para escoar produção do agronegócio

Em alguns pontos do rio Araguaia as corredeira impossibilitam a navegação. Foto: Antônio Neves/Agro2

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A Hidrovia Araguaia-Tocantins é considerada uma das principais rotas alternativas para o escoamento da produção do agronegócio.

Esta hidrovia, parte do corredor Centro-Norte, possui um potencial logístico significativo para o transporte da produção agrícola de estados como Mato Grosso, Goiás, Pará e Tocantins, com destinos que abrangem a Europa e o Oriente Médio.

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Hidrovia Araguaia-Tocantins

Após a conclusão do projeto, o rio Araguaia pode se tornar uma das vias navegáveis ​​mais importantes do Brasil. A obra deve beneficiar cerca de 40 municípios do extremo norte do Tocantins.

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Apesar disso, a navegação enfrenta algumas limitações em certos trechos devido às grandes corredeiras do Araguaia. No entanto, o projeto em execução visa superar esses obstáculos, permitindo a integração de quatro modais.

Hidrovia Araguaia-Tocantins cada vez mais próxima da realidade para escoar produção do agronegócio
Depois de concluída a Hidrovia deve beneficiar a logística para o escoamento da produção. Foto: Antônio Neves/Agro2

O sistema terá início no município de Barra do Garças, no Mato Grosso, passando por Peixe, no sul do Tocantins, e se conectando à hidrovia do Amazonas, culminando no porto de Vila do Conde, próximo a Belém. Essa infraestrutura possibilitará o escoamento eficaz de produtos, sobretudo do setor agrícola.

Contudo, a viabilização da obra depende crucialmente do derrocamento da Pedral do Lourenço, atualmente considerado o maior obstáculo para o pleno funcionamento da hidrovia.

Para abordar esse desafio, foi realizada uma reunião em Brasília com representantes das forças políticas do estado. Durante o encontro, foram discutidas a retomada das obras e as metas do empreendimento.

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No decorrer da reunião na capital federal, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, solicitou ao Ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa, prioridade a esta etapa essencial para a realização do projeto. O

governador ressaltou que a hidrovia desempenhará um papel fundamental na redução do chamado “Custo Brasil”, especialmente para o setor do agronegócio, que historicamente depende de grande parte do transporte rodoviário.

Na reunião, Wanderlei Barbosa afirmou que Tocantins fica no centro do País, cortado pela BR-153 e pela Ferrovia Norte-Sul e agora falta a Hidrovia.

“Nós temos duas bacias importantes [Araguaia e Tocantins], e essas bacias vão dar uma nova dinâmica nas exportações e no escoamento da produção nacional”, afirmou o Governador.

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Momento da reunião entre a equipe de governo e o Ministro dos portos e Aeroportos. Foto: Vinícius Santa Rosa/Governo do Tocantins

Pedral do Lourenço

A obra para a retirada do Pedral do Lourenço foi licitada pelo Governo Federal ainda em 2017, e por questões ambientais foi barrada pelo Ibama.

O Ministro Silvio Costa adiantou que há uma sinalização para a liberação por parte do Instituto, e que as licenças ambientais devem ser concluídas até dezembro deste ano. Isso permitirá o início das obras em fevereiro de 2024.

Tags: escoamentoHidrovia Araguaia-TocantinsinfraestruturaobrasTocantins

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