A Austrália flexibilizou a norma alfandegária que limitava a entrada de cachaça brasileira no país. A nova medida foi anunciada pelo governo australiano no dia 19 de março.
Por meio de nota, o governo brasileiro informou que promoveu negociações bilaterais com a Austrália, em encontros de autoridades, por meio da Embaixada em Camberra e junto à Organização Mundial de Comércio (OMC).
Mercado para cachaça brasileira
Antes da nova medida, para que bebidas destiladas à base de cana-de-açúcar, como a cachaça, ingressarem no mercado da Austrália era necessário que passassem por processo de envelhecimento em barril de madeira, por no mínimo dois anos, exigência que não condizia com a tradicional produção da cachaça não envelhecida no Brasil.
Com a nova conquista, as oportunidades de negócios para os produtores e exportadores brasileiros de cachaça no mercado australiano será ampliado.
De acordo com o Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa), somente em 2023 o Brasil exportou mais de US$ 20 milhões em cachaça para cerca de 100 países.
- Dia Mundial da Água: Veja a importância dos cuidados com o recurso hídrico