O Brasil conquistou a abertura de mercado na África do Sul para importação de pescados e cultivo e seus derivados do Brasil. A informação foi confirmada na última sexta-feira (1/03).
Com uma pauta diversificada em exportações, este já é o 17° mercado aberto somente neste ano.
Abertura de mercado na África para pescados

Somente em 2023, a África do Sul abriu dois mercados para produtos do agronegócio brasileiro, sendo para pet chews (alimentos mastigáveis para pets) e subprodutos de origem animal para alimentação de animais.
“Nós temos que ter uma relação preferencial com o continente africano. Não só porque o continente africano faz parte da nossa história, da nossa cultura, do nosso jeito de ser, do nosso jeito de falar, do nosso jeito de cantar, faz parte da nossa cor, mas também porque o continente africano é um espaço de futuro para quem acredita que o Sul Global vai ser a novidade do século XXI na nova economia mundial”, alegou o presidente da República.
No ano passado, a África do Sul importou mais de US$ 558 milhões em produtos do agro do Brasil Carnes, madeira, produtos florestais e o complexo sucroalcooleiro representaram 60% do total comercializado.
“Estamos continuamente ampliando nossas exportações para os países africanos e planejamos realizar missões ainda este ano para intensificar a cooperação e o comércio e as nações”, ressaltou o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa.