O Brasil conquistou a aprovação sanitária para importação do café em grão verde (Coffea arabica) para a Zâmbia.
Conforme o Ministério da Agricultura zambiano, foi completado o análise de risco de pragas no que resultou na elaboração de regulamentos fitossanitários para importação de café em grão originário do Brasil.
Importação do café brasileiro para Zâmbia

As operações de exportação e importação de café em grão verde brasileiro poderão se iniciadas por meio de inscrição na Janela Única Eletrônica da Zâmbia (Zambia Eletronic Single Window – ZESW), por meio do site.
Com a nova conquista, a abertura ainda oferece oportunidades futuras para produtores brasileiros, em visto do grande potencial do continente africano em termos de expansão demográfica e de crescimento econômico. Com base nos dados do “International Trade Center”, a importação anual de café pela Zâmbia tem variado entre US$ 600 mil e US$ 800 mil. África do Sul, Guiné Equatorial e Botswana foram os principais fornecedores em 2022.
A autorização da importação de café brasileiro pelas autoridades da Zâmbia também deverá contribuir para o aumento do comércio bilateral e o aprofundamento das relações com esse importante parceiro do Brasil na África.