Durante a terceira semana do mês de junho, e a 24ª do ano, o desempenho do frango abatido foi típico do período, devido à chegada dos salários no mercado. Assim, o produto chegou ao seu melhor preço nas últimas oito semanas.
Todavia, é importante ressaltar que, assim como aconteceu em meses anteriores, a segunda quinzena do mês pode representar um divisor de águas para os comerciantes.
Agronegócio: Exportação de carne de frango tem alta de 34% na receita do mês de abril
Desta forma, o valor atingido na primeira quinzena permaneceu sem alterações durante o fim de semana e talvez seja o pico de preço mensal.
Os resultados negativos nas vendas, que persistiam até a segunda semana, pôde ser revertido, uma vez que a recuperação começou a acontecer no início de junho.
Embargo: China paralisa importação de frango de dois frigoríficos brasileiros
Deste modo, o preço médio, durante os 12 primeiros dias de negócio no mês, foi de R$6,98/Kg, registrando assim uma variação positiva de 2,2% em relação ao mês de maio.
Entretanto, se comparado ao mesmo período do ano passado, a variação mal consegue superar 4,5%. Isso significa que essa variação se encontra muito aquém da inflação.
Agromercado: Exportações de carne de frango em geral apresentaram alta de 9,08% em 2021
Margem de preço do frango
Durante essas três semanas, a margem de preço entre o frango e o abatido teve uma alta significativa, visto que no início do mês a margem era de 8% e a quinzena foi fechada em cerca de 22%.
Importante ressaltar que mesmo com a significativa alta na margem de preço, a remuneração obtida com o frango vivo não foi alterada, permanecendo assim com cotação de R$6,00/kg há mais de 30 dias.
Mercado de exportações: Embarques de carne de frango in natura bate novo recorde mensal; saiba mais
Podemos atribuir a recuperação do frango abatido ao fato do frango vivo estar procurando manter o equilíbrio entre a oferta e a procura pelo produto, uma vez que os abatedouros tem preferido o produto independente.
A expectativa do mercado de haver uma reversão nos preços do frango abatido faz com a demanda mínima pelo animal vivo se acentue, o que coloca em risco a estabilidade dos preços praticados no momento.
Agropecuária: Valor da carne de frango está em alta durante o mês de abril, diz Cepea
Os valores praticados atualmente são mais de 3% inferiores, em relação aos preços praticados em maio, e apenas 8,70% superiores aos de junho de 2021, encontrando-se também aquém da inflação.