O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) atualizou a lista de países que aplicaram restrições à importação de carne de aves brasileira em razão da detecção de um foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.
Com a nova atualização, mais sete nações voltaram a liberar as compras do produto nacional: Argentina, Cuba, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Índia, Mauritânia e Uruguai.
Influenza aviária

Países que já suspenderam todas as restrições, entre os que reabriram completamente suas portas para a carne de frango brasileira estão Argélia, Bolívia, Egito, Paraguai, Vietnã, República Dominicana e outros, totalizando mais de 20 mercados que não impõem limitações atualmente.
Já a proibição total das exportações, ainda mantêm embargo total à carne de aves do Brasil países como China, Canadá, União Europeia, Chile e Peru.
Por sua vez, as suspensão apenas para o RS foram adotadas por alguns destinos, como Arábia Saudita, México, Reino Unido e Coreia do Sul, restringem a entrada do produto somente quando proveniente do Rio Grande do Sul.

Alguns países mantêm limitações pontuais à carne de frango brasileira. Catar e Jordânia, por exemplo, restringem as importações apenas quando o produto é oriundo do município de Montenegro (RS). No caso do Japão, a suspensão se estende também a Campinápolis (MT) e Santo Antônio da Barra (GO).
Já nações como Hong Kong, Singapura e Uzbequistão adotaram o modelo de regionalização, permitindo a entrada de produtos originários de áreas consideradas livres da Influenza Aviária. Essa prática segue as diretrizes da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e do Acordo de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias da OMC.