Apesar do ritmo baixo de comercialização da safra de soja nos últimos cinco anos, o Brasil atingiu um volume recorde de exportações nos primeiros sete meses de 2023, alcançando a marca de R$ 72,46 milhões de toneladas embarcadas.
Segundo o levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgado nessa quinta-feira (24/8), foram colhidos 154,6 milhões de toneladas na safra 2022/2023.
Fatores que contribuíram para a exportação de soja
Conforme o analista de mercado da Conab, Leonardo Amazonas, o número significativo no volume exportado foi influenciada pela maior demanda chinesa pelo grão.
O departamento Alfandegário da China (GACC), alega ainda que as importações do país asiático entre os meses de janeiro a julho chegaram a 62,30 milhões de toneladas, um montante 15% superior que o mesmo período de 2022.
“Os agricultores brasileiros venderam cerca de 80,93% do volume importado até o momento, o que representa 50,4 milhões de toneladas de soja, segundo os dados da Secretaria de Comércio Exterior”, explica o analista.
Projeção de exportações no país
Somente no mês de julho deste ano, as exportações de soja totalizaram 9,7 milhões de toneladas, impulsionado pela alta nos preços internacionais e prêmios positivos nos portuários.
Com isso, no mês de julho os preços na bolsa de Chicago ficaram 5,48% maiores que os de junho, mas foram 2,79% maiores em relação ao mesmo mês no ano de 2022.
A Conab projeta ainda que o total de exportações de soja no Brasil em 2023 é de 95,64 milhões de toneladas. Caso o número seja alcançado, o crescimento será de 21,5% em comparação com o ano passado.
Em um levantamento divulgado no último dia (10/8), a Conab já havia citado que esperava recorde na exportação de milho, soja em grãos, farelo e óleo em 2023. A Companhia alegou que esperava que os estoques finais de sojas seriam em torno de 7,17 milhões de toneladas.
As projeções realizadas também indicam recorde nas exportações de milho em torno de R$ 50 milhões de toneladas, superando as exportações dos Estados Unidos pela primeira vez na safra 2022/2023.
Para consultar a análise detalhada do mercado para a soja, basta acessar o histórico mensal disponível no site da Conab. O documento especifica o panorama do cenário para o arroz, algodão, feijão, milho e trigo. Também é possível verificar o panorama das carnes bovinas, de aves e suínas.