O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta segunda-feira (6) um telefonema do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Durante cerca de 30 minutos de conversa, os líderes abordaram a relação bilateral e destacaram a boa impressão do encontro que tiveram em Nova York, na Assembleia Geral da ONU.
Telefonema de Lula e Trump

No diálogo, Lula enfatizou a importância de fortalecer os 201 anos de relações entre Brasil e Estados Unidos e solicitou a retirada da sobretaxa de 40% aplicada a produtos brasileiros, além de medidas restritivas contra autoridades do país.
Ele destacou ainda que o Brasil é um dos poucos membros do G20 com superávit na balança de bens e serviços em relação aos EUA.
Trump indicou o secretário de Estado Marco Rubio para dar sequência às negociações com representantes brasileiros, incluindo o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Os presidentes também combinaram de se encontrar pessoalmente em breve, com possibilidade de reuniões na Cúpula da Asean, na Malásia, e na COP30, em Belém (PA).
Além disso, o contato ainda contou com a participação de ministros e assessores brasileiros, e os dois líderes trocaram números de telefone para manter uma comunicação direta.
As tarifas contra os produtos brasileiros continuam vigentes e até o momento não foi confirmada a retirada.
Confira mais notícias do portal:
- Meio ambiente: Brasil lança edital para financiar projetos de prospecção de novas cavernas
- Economia: Mercado de feijão sofre queda de preços e registra menor liquidez no país