Dentro do agronegócio a comercialização dos produtos é de suma importância para manter o negócio de pé. Realizar a venda dos seus produtos no comércio exterior, através das exportações, é uma ótima oportunidade para a propriedade rural e para o desempenho econômico da mesma.
Através das exportações é possível aumentar a carteira de clientes e, consequentemente, os destinos de entrega, bem como ter uma alta na lucratividade por meio da elevação das vendas. O mercado de vendas externas permite que o agronegócio cresça significativamente e se destaque em seu ramo de atuação.
Como encontrar um comprador no exterior?
Para entrar no mercado de exportações é preciso ter um comprador e, para achar alguém interessado em comprar o seu produto, existem diversas estratégias, tendo em vista as oportunidades e ferramentas que o próprio mercado oferece. Confira abaixo:
1. Faça uma pesquisa de mercado
O primeiro passo é entender como esse mercado funciona. É pesquisar a fundo como é feita a comercialização dos produtos dentro do país de destino. Busque saber mais sobre as características que definem aquele comércio, qual o público-alvo e a disponibilidade do produto que você está vendendo dentro do comércio. Faça uma análise se o seu produto terá relevância dentro daquele mercado.
Através da pesquisa de mercado é possível conhecer sobre a legislação específica do país, evitando assim o surgimento de quaisquer contratempos que possam impedir ou dificultar a comercialização entre a sua propriedade rural e aquela nação específica.
2. Verifique os compradores em potencial
Os compradores significam o sucesso ou fracasso do seu negócio dentro do mercado de exportações. Por isso, é de suma importância que antes de iniciar a comercialização, o produtor conheça os seus possíveis compradores. Busque entender as dores, necessidades e anseios dos mesmos, troque ideias e opiniões sobre o seu produto, além de explicar as qualidades que ele possui.
3. Utilize sites específicos
Na internet existem sites que podem auxiliar os produtores a encontrar compradores em potencial para o produto que está sendo vendido. Levando em consideração que entrar no mercado de exportações exige cuidado e cautela, existem também formas de pesquisa para saber mais sobre a confiabilidade e potencial do comprador.
A busca por esses sites deve ser feita através do direcionamento específico para o seu objetivo. Existe uma enormidade de sites, mas nem todos podem te ajudar a potencializar as suas vendas. Opte por um portal que seja acessado pelo seu público-alvo, assim você conseguirá atingir o sucesso nas exportações.
4. Utilize mais de um meio para ingressar no mercado
Busque mais de um meio de entrar no mercado de exportações, desta forma o produtor rural pode potencializar as suas chances e as vendas. Quando falamos de exportações temos que ter em mente que outros produtores brasileiros, e também de outros países, podem tentar vender o mesmo produto que o seu. Sem falar que, dependendo do produto, o próprio país de destino pode produzi-lo também.
Como uma forma de se destacar no mercado e ter vantagem sobre os seus concorrentes, faça pesquisas e trace estratégias de comercialização do seu produto, dentro do mercado internacional. Faça o uso de estratégias que deixem o seu produto e a sua empresa em foco.
5 . Participe de eventos e feiras do segmento
A participação em feiras e eventos corporativos do seu segmento é uma ótima oportunidade de expor os seus produtos, conhecer pessoas, trocar experiências, mostrar o seu diferencial e encontrar compradores que moram em outro país. Por isso, a participação nos eventos viabiliza a relação entre produtor e comprador, além de fazer com que a propriedade rural tenha presença ativa no mercado interno e externo.
Desafios da expansão do negócio
Expandir o seu agronegócio para o exterior é uma enorme responsabilidade e envolve muitas vantagens, mas no meio do caminho alguns desafios irão surgir. Para evitar contratempos e estar preparado, o produtor deve ter em mente que vai se deparar com os seguintes percalços ao longo do caminhos:
- Preços elevados;
- Tributação;
- Problemas de infraestrutura;
- Documentação;
- Burocracia.