Apesar da queda da atividade econômica setorial em 2022, o Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário deve ter um elevado crescimento em 2023. De acordo com a projeção divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta sexta-feira (24/3), a expectativa é que o crescimento seja de 11,6%. Em 2022, o indicativo caiu 1,7%.
Além disso, é esperado um aumento significativo de 14,2% na produção vegetal deste ano em relação ao ano anterior. Especificamente, as culturas de milho e café devem apresentar o maior salto na safra 2023/2024.
- Tecnoshow 2023: mais de 100 palestras sobre agropecuária serão ministradas
Com relação à produção animal, a previsão de avanço agora é de 0,8%, uma queda considerável, quando comparada à estimativa anterior de 1,6%. Essa revisão menos otimista se deve, principalmente, à desaceleração no crescimento da produção de suínos e à persistência de um cenário desfavorável para o leite.
PIB agropecuário teve queda de 1,7%, em 2022
Em 2022, o Valor Adicionado (VA) do setor agropecuário registrou uma queda de 1,7%, que foi impulsionada pela quebra da safra de soja (produto com maior peso) e pela redução de 5,3% na produção de leite.
A safra de soja sofreu uma queda de 11,4% ao longo do ano, com fortes reduções nos estados que estão entre os cinco maiores produtores dessa leguminosa. Entretanto, os outros quatro setores mais relevantes da produção vegetal (milho, café, cana-de-açúcar e algodão) tiveram variações positivas, o que contribuiu parcialmente para compensar o impacto negativo da soja.
Na produção animal, com exceção do leite, todos os segmentos apresentaram crescimento no ano, com destaque para a produção de bovinos e suínos, que tiveram um avanço de 6,9% e 5,5%, respectivamente.
O contexto desfavorável surge após dois anos consecutivos de recordes no setor agrícola em 2020 e 2021, um biênio que foi considerado um dos melhores períodos da história do agronegócio brasileiro.
O PIB
O PIB é uma medida monetária que corresponde à soma de todos os bens e serviços produzidos em um ano. No setor do agronegócio, essa medida engloba todos os segmentos econômicos que estão relacionados à atividade agropecuária, incluindo insumos, produção básica, agroindústria e serviços.