De acordo com um informativo trimestral da Embrapa Pesca e Aquicultura e Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR), a exportação de peixe em 2021 já é 10% maior que em 2020. Isso mostra que o setor tem apresentado bons resultados neste ano.
Até o momento, somente nos três primeiros trimestres de 2021, as exportações do setor de piscicultura já são cerca de 10% maiores que ano passado. O pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO) na área de economia aquícola, Manoel Pedroza, projeta que o crescimento possa chegar a cerca a 15%.
Em 2020, as exportações apresentaram aumento de 4,4% em relação a 2019, totalizando U$ 11,7 milhões. Neste ano, entre janeiro a setembro, o país já exportou produtos no valor de U$ 12,8 milhões. Além disso, no terceiro trimestre de 2021, foram verificados valores financeiros 71% maiores em relação ao mesmo período do ano passado.
Exportação de peixe para os Estados Unidos
Os dados do informativo ainda apontam que 54% dos peixes exportados do Brasil neste ano tiveram os Estados Unidos como destino, representando U$ 7 milhões. Em seguida está a China, com 12% das exportações brasileiras, totalizando U$ 1,5 milhão.
Segundo o pesquisador, está sendo observado um aumento expressivo nas exportações para países sul-americanos, como Peru, Colômbia e Chile. Juntos, eles são responsáveis por 20% das exportações da piscicultura brasileira.
Tilápia lidera exportações
Um dos dados que preocupa é a posição de liderança consolidada da tilápia como uma das principais espécies de exportação: só de julho a setembro deste ano, valeu U$ 4,9 milhões de dólares. Somando esses três trimestres, as exportações brasileiras de tilápia chegaram a U$ 10,9 milhões de dólares americanos, respondendo por 85% do valor de todo o pescado exportado pelos produtores brasileiros no mesmo período.
No terceiro trimestre e em todo o ano, a tilápia foi a espécie mais exportada, em seguida estão o tambaqui e curimatás, com 10% das exportações.
Acesse o Informativo Comércio Exterior da Piscicultura – sétima edição (referente ao terceiro trimestre de 2021)