A produção de carne de frango pode bater um novo recorde em 2024 com base nas projeções da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Os dados foram divulgados nesta terça-feira (19/9) durante o evento Perspectivas para a Agropecuária na Safra 2023/2024.
Carne de frango
Segundo o levantamento da Conab, os embarques da carne de frango podem chegar a 5,25 milhões de toneladas no próximo ano, uma alta de 3,6% em comparação ao projetado para este ano. Já a disponibilidade interna deve passar de 10,37 milhões de toneladas para 10,78, um aumento de 3,9%.
Além disso, o bom desempenho esperado influencia na expectativa da produção dos três principais tipos de carnes no país, estimada em 30,85 milhões de toneladas no próximo ano.
“Mais uma vez temos a expectativa de um novo recorde na produção total de carnes no país, considerando bovinos, aves e suínos. A soma da redução dos insumos de produção, como o milho, e a ampliação da oferta de proteínas no país consolida a tendência de queda do preço da carne para os consumidores”, explicou o presidente da Conab, Edegar Pretto.
De acordo com o gerente de Fibras e Alimentos Básicos da Conab, Gabriel Rabello, a demanda para a carne de frango está aquecida e é considerada a proteína mais acessível ao consumidor e com um ciclo de produção curto.
Carne suína
Também é esperado um recorde para a produção de carne suína, saindo de 5,34 milhões de toneladas previstas para este ano e ficando em 5,5 milhões de toneladas em 2024, um incremento de 4,8%.
Já para a carne bovina ficou estimado um cenário de estabilidade de produção e oferta.
“Em 2024 há sinalização de início de reversão do processo do ciclo pecuário. Com a tendência de diminuição do ritmo de abate de fêmeas no ano que vem, espera-se que haja estabilidade na produção de carme, seguida de provável queda nos anos seguintes”, pontuou Rabello