Dados do Sebrae indicam que o faturamento global de produtos veganos e vegetarianos alcançou US$ 51 bilhões, com uma contribuição do Brasil de R$ 15 milhões desse total.
Sendo assim, o mercado brasileiro de produtos veganos tem registrado um crescimento médio de 40% ao ano, enquanto globalmente, entre os anos de 2015 e 2020, o aumento foi de 70%.
Produtos veganos
Os dados ainda apontam que nos próximos anos, segmentos como queijos veganos e cosméticos livres de ingredientes de origem animal devem continuar em expansão, com previsões de crescimento anual de 10% e 6,3%, respectivamente.
Além de atrair grandes corporações como Danone e JBS, o setor também tem incentivado pequenos negócios, especialmente porque consumidores valorizam a produção local e marcas que demonstram compromisso com valores éticos.
Um dos diferenciais é que o desenvolvimento de alimentos plant-based avançou significativamente, deixando para trás o modelo tradicional baseado na soja.
Portanto, atualmente carnes vegetais são elaboradas a partir de ingredientes como grão-de-bico, feijão, ervilha e beterraba. Os laticínios veganos, por sua vez, exploram insumos como amêndoas, castanhas e aveia, ampliando o leque de opções disponíveis.
O mercado também abrange setores como moda, cosméticos e produtos de limpeza. Um dos exemplos é que os itens como roupas veganas feitas de fibras naturais, maquiagens cruelty-free e produtos de higiene sem componentes de origem animal atraem um público diversificado e consciente.
Expansão do mercado
Conforme um levantamento encomendado pela CNN Brasil ao Ministério da Economia, retratou que nos últimos 10 anos o número de empresas aumento em 500% em dez anos, com o termo “vegano” no nome.
O levantamento ainda demonstrou que as pesquisas pela palavra Google aumentaram 300% entre 2016 e 2021, no Brasil.