Faltando algumas semanas para a Semana Santa, que vai de 13 a 20 de abril de 2025, um produto já começa a ganhar destaque nos supermercados de todo o Brasil: o pescado.
Entre os tradicionais ovos de Páscoa e outros itens típicos da época, peixes e frutos do mar vêm ocupando cada vez mais espaço nas prateleiras e nos carrinhos de compras dos brasileiros.
Mercado de peixes na Semana Santa

A expectativa é que as vendas do setor cresçam significativamente neste período. Segundo Paulo Faria, diretor de Desenvolvimento e Inovação da Secretaria Nacional da Aquicultura do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), a Semana Santa movimenta toda a cadeia produtiva, desde pescadores e aquicultores até supermercados e restaurantes.
Embora o consumo de peixes aumente especialmente nessa época do ano, a tendência de crescimento se estende ao longo dos meses. Dados da Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR) indicam que, nos últimos dez anos, o consumo de pescado no país avançou mais de 53%.
Para Paulo Faria, esse crescimento pode ser atribuído a diversos fatores, como a qualidade do pescado nacional e os benefícios nutricionais dessa proteína.
“O peixe, de modo geral, é altamente recomendado por médicos e nutricionistas. Além disso, temos uma grande variedade de espécies para atender diferentes preferências, sem contar os crustáceos, moluscos e o camarão”, ressaltou.
Entre as espécies mais consumidas, a tilápia se destaca como uma alternativa ao tradicional bacalhau na mesa dos brasileiros durante a Sexta-Feira Santa. Com mais de 400 mil toneladas produzidas anualmente — de um total de 790 mil toneladas de pescado no país —, a tilápia já representa mais da metade da produção nacional.
“É uma espécie saborosa e versátil, que se adapta a diferentes tipos de ambiente, o que facilita sua aceitação no mercado. O Brasil já ocupa a quarta posição no ranking mundial de produção de tilápia, e a demanda continua crescendo”, pontuou Faria.

*Com informações do MPA