O Valor da Produção Agropecuária (VBP) de 2023, que é o faturamento bruto do setor no Brasil, pode alcançar R$ 1,249 trilhão, alta 5% com relação ao ano anterior. É o maior patamar desde o começo da série histórica em 34 anos.
A estimativa foi pulicada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), sendo calculado com base nos dados de safras de fevereiro, divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A previsão é que as lavouras representem 65% do total com um valor de R$ 887,7 bilhões, aumento de 8,9%. Já a pecuária fica com os 35% restantes, podendo chegar a 361,9 bilhões, que de 3,4%.
Destaques do Valor da Produção Agropecuária
Os preços acima da média comparados aos anos anteriores e as expectativas de boa safra em 2023 impulsionaram o valor, com a grande contribuição das lavouras, com destaque para laranja, cana-de-açúcar, milho e soja.
O milho e soja representam 62% do VBP das lavouras, com influência também na produtividade de grãos, que deve crescer 10%.
Para o café, algodão e trigo, a estimativa é que os preços e os níveis de produção reduziram o faturamento.
Já no caso da pecuária, é o terceiro ano baixas por conta de ajustes que vêm desde a pandemia do Covid-19, além da redução dos preços internos. Fatores, que tem baixado o VBP de carne bovina e de frango, principalmente.
Os resultados favoráveis de soja e milho contribuem para os ganhos não só nos grandes estados produtores do Centro-Oeste e Sul do Brasil, mas também no Nordeste e Norte, que se beneficiam de bons períodos de chuvas.
Valor da Produção Agropecuária
O Valor da Produção Agropecuária traz a evolução do desempenho das lavouras e da pecuária ao longo do ano, que corresponde ao faturamento dentro dos estabelecimentos.
O cálculo é feito com base na produção agrícola e pecuária, nos preços recebidos pelos produtores nas principais praças do país, dos 26 maiores produtos agropecuários nacionais.
O valor real da produção é obtido, descontada da inflação, pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A pesquisa do VBP é mensal com atualização e divulgação até o dia 15 de cada mês.
Acompanhe o VBP do Brasil e o Regional completo aqui.