Dados divulgados nesta terça-feira (27/6) pela Global Forest Watch (GFW), do World Resources Institute (WRI), indicam que o Brasil foi responsável por 43% do desmatamento global, em 2022.
Isso equivale a 1,8 milhão de hectares destruídos, o que manteve o Brasil na liderança do ranking das nações que mais perdem florestas no mundo. Vale destacar que o país detém 30% delas.
Desmatamento global
No Brasil, o desmatamento de florestas primárias, que são as mais importantes ecologicamente para o sistema ambiental do mundo, cresceu 15% no ano passado, sendo que a maior parte da perda ocorreu na Amazônia. Foi a maior taxa não relacionada a incêndios desde 2005.
Apenas no Acre e no Amazonas a perda de florestas praticamente dobrou nos últimos dois anos, o que acende um alerta para os impactos do carbono no planeta, além de chuvas cada vez mais irregulares.
O coordenador de Ciência de Dados de Florestas do WRI Brasil, Jefferson Ferreira-Ferreira, destaca que o avanço do desmatamento pode levar a um “ponto de não retorno” em que a maior parte do ecossistema se tornará uma savana.
Cenário mundial do desmatamento
As imagens de satélite mostraram que a perda de florestas primárias na região dos trópicos, onde ficam as grandes florestas úmidas como a Amazônia, foi 10% maior em 2022 do que no ano anterior.
A perda totalizou 4,1 milhões de hectares, equivalente a uma área de 11 campos de futebol por minuto. Além disso, essa destruição resultou na emissão de 2,7 gigatoneladas (Gt) de dióxido de carbono, número comparável às emissões anuais de combustíveis fósseis da Índia.
É importante destacar que o desmatamento de florestas primárias não se limitou apenas ao Brasil e à República Democrática do Congo, os dois países com as maiores extensões de florestas tropicais no mundo. Outras nações, como Bolívia e Gana, também registraram aumentos significativos nesse tipo de destruição.
Por outro lado, entre os países com grandes áreas de florestas primárias, a Indonésia e a Malásia foram capazes de manter as taxas de perda de florestas primárias próximas aos níveis mais baixos já registrados.
Confira o ranking dos 10 países que mais perderam florestas primárias por área em 2022
- Brasil;
- República Democrática do Congo;
- Bolívia;
- Indonésia;
- Peru;
- Colômbia;
- Laos;
- Camarões;
- Papua-Nova Guiné;
- Malásia.