Chuvas intensas devem atingir parte da Região Sul do Brasil até sábado (6/5), com mais impacto no Rio Grande do Sul. O volume esperado pode passar de 100 milímetros (mm), em 24 horas, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
O Intituto emitiu alerta vermelho que indica risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas das cidades, para as áreas central, sudoeste, sudeste e nordeste do estado, além da região metropolitana de Porto Alegre, na capital gaúcha.
Chuvas, trovoadas e granizo
As áreas de instabilidade devem provocar fortes pancadas de chuva em locais pontuais, trovoadas e possibilidade de queda de granizo entre o norte do Rio Grande do Sul e o estado de Santa Catarina neste fim de semana.
A previsão é por conta do encontro do fluxo de ar quente e úmido, vindo de noroeste em baixos níveis da atmosfera, com o ar frio no sul do Rio Grande do Sul, o que intensifica a instabilidade, provocando nebulosidade e queda de temperaturas.
Os volumes acumulados de chuva entre a quinta-feira (4/5) e a próxima segunda (8/5) podem passar de 150 mm, especialmente, na faixa central do Rio Grande do Sul.
Frio
Entre domingo (7/5) e segunda (8/5), uma área de baixa pressão se intensifica no oceano e organiza uma frente fria, ao mesmo tempo que a instabilidade avança sobre parte de Santa Catarina e do Paraná e se afasta gradualmente do Rio Grande do Sul.
Com o avanço do ar frio e seco pelo sul do Brasil, haverá uma diminuição das temperaturas, especialmente as mínimas, nas madrugadas entre segunda e a próxima quinta-feira (11).
Alerta laranja para a Região Sul
Nesta sexta, o Inmet também decretou alerta laranja, indicador de perigo, para todo o estado do Rio Grande do Sul, além do sul e oeste de Santa Catarina e oeste do Paraná. As chuvas de até 100 mm por dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h, representam perigo e há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Previsão Brasil
Para o restante do Brasil, até sábado, os meteorologistas do Inmet preveem chuvas fortes, também, no Norte do país, com destaque para Amazonas, Acre, Rondônia e Pará, descendo para região Centro-Oeste, pelo Mato Grosso.