O concurso de videocast com o tema “Seja amigo das Nascentes: produzindo alimentos com responsabilidade” é uma iniciativa do CAT Sorriso (Clube Amigos da Terra), associação sem fins lucrativos formada por produtores rurais, acadêmicos e técnicos, que busca aproximar estudantes da municipais, estaduais e particulares de Sorriso, no Mato Grosso, ao setor do agronegócio e do meio ambiente.
A associação tem o objetivo de desenvolver a tecnologia no agro aliada ao meio ambiente e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), lançou a competição que está com as inscrições abertas para até dia 30 de maio.

Concurso sobre o agro e o meio ambiente
O concurso faz parte do projeto “O Agro na Escola, Um Sorriso para o Agro” que tem a ideia de sensibilizar crianças, jovens, comunidade escolar e público em geral sobre os cuidados com o meio ambiente, despertar a criatividade e motivar ações e práticas de sustentabilidade relacionadas ao agro.
As escolas de Sorriso-MT terão até o final deste mês para inscrever os alunos do 6º ao 9º anos, com trabalhos no formato de videocast, com o objetivo de incentivar os estudantes a refletir sobre a importância de preservar as áreas próximas dos rios para a produção de alimentos, qualidade da água e aumento de espécies no meio ambiente.
Cada professor será responsável por trabalhar o tema em sala de aula, enviando os materiais até o dia 10 de outubro. O resultado final do concurso será apresentado no dia 10 de novembro e as produções premiadas serão utilizadas em publicações nas redes sociais e no canal no YouTube da CAT Sorriso.
Segundo Cristina Delicato, coordenadora de Projetos e Eventos do CAT Sorriso, o propósito de educar, considerando atividades sustentáveis, é buscar valores e atitudes que possibilitem uma convivência harmoniosa do ser humano com as demais espécies do planeta, os auxiliando a compreender e analisar a participação do homem no meio ambiente.
O regulamento do concurso pode ser acompanhado no link https://catsorriso.org.br/agronaescola/2023/.
Produção do Videocast
Os alunos podem falar sobre as matas ciliares, a preservação dessas áreas que margeiam os cursos de água, obrigatória com a aplicação do Código Florestal no Brasil, e que traz aumento das matas que protegem a biodiversidade. A importância dessas nascentes para a vida da fauna e flora.
Além disso, podem apresentar propriedades Rurais que possuem em sua área nascentes e que cuidam da preservação, mantendo assim mais qualidade na água em sua produção de alimentos. E o Sistema de Plantio Direto utilizado, a construção de curvas de nível e terraços nas propriedades permitem que a água chegue limpa nas nascentes e rios.
Premiação
O 1º lugar será premiado com kit de lixeiras para reciclados, o professor com certificado de 20 horas e o aluno vencedor com prêmio surpresa. O 2º lugar o professor com certificado de 20 horas e o aluno vencedor com prêmio surpresa. E o 3º lugar o professor com certificado de 20 horas e o aluno vencedor com prêmio surpresa.

Projeto “O Agro na Escola, Um Sorriso para o Agro”
Criado em 2022, o projeto “O Agro na Escola, Um Sorriso para o Agro: Produzindo alimentos com responsabilidade”, tem o objetivo de sensibilizar as unidades escolares sobre os cuidados com o meio ambiente através de ações interdisciplinares, como boas práticas agrícolas, reciclagem e recuperação de áreas degradadas.